Polo Amazonas inicia aulas da 6ª etapa do MOVA-Brasil com salas em diversos espaços

Aulas acontecem em diversos espaços: escolas, centros educacionais, salões paroquiais, salas em igrejas evangélicas etc.

Aulas acontecem em diversos espaços: escolas, centros educacionais, salões paroquiais, salas em igrejas evangélicas etc.

Nesta 6ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, as aulas do polo Amazonas tiveram início no dia 14 de abril em diversos locais dos oito municípios, onde foram instaladas 118 turmas, graças ao apoio dos articuladores locais, que contribuíram no diálogo com as inúmeras instituições que cederam os espaços para a realização das aulas. O polo possui turmas em salas de escolas municipais, estaduais, centros de capacitação técnica, salões paroquiais de igrejas católicas, salas em igrejas evangélicas entre outros, tanto nas sedes dos municípios como na zona rural.

Turmas de Manacapurú no primeiro dia de aula

Turmas de Manacapurú no primeiro dia de aula

No município de Itacoatiara, o primeiro dia de aula na turma do Bairro Tiradentes foi marcado pela emoção tanto dos educandos quanto da educadora Jorgea Tânia, que apesar de estar cursando o curso de Química na Universidade do Estado sempre quis estudar Serviço Social, sonho que ainda não foi realizado porque no município não existe este curso. “Quero fazer serviço social, pois sempre quis trabalhar na área social, e o MOVA está me proporcionando essa oportunidade, portanto estou realizando um sonho meu e ajudando os educandos a realizarem um sonho deles que é aprender a ler e escrever”, contou.

Ainda segundo a educadora, “trabalhar no MOVA é compromisso muito grande, pois, trabalhamos com as esperanças e sonhos das pessoas, sonhos que um dia foram interrompidos pelas dificuldades da vida. Quando fazemos o cadastro desses educandos procuramos, de certa forma, despertar esse sonho adormecido, portanto temos que ter muita responsabilidade”, disse Jorgea Tânia.

O educando Jenner Rodrigues de Castro, 37 anos e trabalhador da construção civil, disse que seu sonho é cursar Engenharia. “Trabalho há muito tempo com construção, enrolando ferro para fazer as colunas, carregando peso. Meu sonho mesmo é fazer uma faculdade de Engenharia e continuar trabalhando com construção, mas como engenheiro da obra, e tenho fé que um dia eu chego lá. Vou aprender aqui no MOVA, depois vou para a EJA, até chegar à faculdade.”

educadora Jorge Tânia e educando Jenner Rodrigues

Educadora Jorgea Tânia e educando Jenner Rodrigues

Os relatos da educadora e do educando ressaltam a importância que o Projeto MOVA-Brasil tem na vida das pessoas e nas localidades onde está inserido, tanto individualmente como coletivamente. A partir das discussões em sala, a turma já está preparando uma mobilização social para reivindicar infraestrutura para o Bairro Tiradentes, que por ser de ocupação recente não é atendido com os serviços básicos pelo poder público.

Assim como a Jorgea Tânia e Jenner de Castro, nossos colaboradores e educandos realizaram suas aulas inaugurais renovando as esperanças e sonhando juntos para que seus sonhos se transformem em realidade.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.