No acompanhamento às turmas de Careiro, dificuldade, bom humor, sonho e disposição dos educandos

???????????????????????????????

Turma Colônia dos Pescadores, da monitora Crissia Maria

O município de Careiro fica a 113 km da capital do estado do Amazonas. Para se chegar ao município é necessário realizar um percurso de lancha e outro de carro, pela BR 319, que tem início ainda no município de Careiro da Várzea.

Entre os dias 23 e 24 de julho de 2014, o coordenador pedagógico nacional, Rodrigo Costa, e o assistente pedagógico do polo, Deywison Souza, visitaram quatro turmas que compõem o núcleo.

???????????????????????????????

Turma Flor da Castanheira, da Monitora Shirley de Freitas

No dia 23, foram visitadas as três turmas que se localizam na sede do município: Nova Esperança, da monitora Priscila Kelly, que funciona no Centro de Convivência do Idoso; Flor da Castanheira, da monitora Shirley de Freitas, que funciona em uma escola municipal; e Colônia dos Pescadores, da monitora Crissia Cavalcante.
Em todas essas visitas foi possível perceber as riquezas de conhecimentos que são levantados nos Círculos de Cultura e nos debates em sala de aula, sempre baseados na Leitura do Mundo. Foi possível dar boas risadas com a educanda da turma Nova Esperança. Dona Jovelina, de 94 anos, que gosta de ser chamada de Jovem é bastante questionadora, dinâmica e tem muita disposição. É fácil ainda emocionar-se com Dona Gracinete Menezes, de 35 anos, que diz ter o sonho de escrever uma carta e poder ensinar seus filhos.

Turma Nova Esperança, da monitora Priscila Kelly

Já no dia 24, foi realizada apenas uma visita, devido ao grau de dificuldade para chegar à turma do Tilheiro, onde atua a monitora Lorena Macena. Para chegar a esta turma, leva-se, em média, 40 minutos de carro até a comunidade Samaúma, e depois, mais 50 minutos em um motor de polpa. Todo esforço é recompensado pelo entusiasmo e motivação da turma.

Na volta, à noite, cortando as águas do rio, coordenador e assistente pedagógico são guiados apenas pelo fogo de uma lanterna. Cercados por jacarés e matas, percebe-se as dificuldades para se fazer o acompanhamento à turma.
Em todas as turmas pode-se fazer o levantamento da expectativa dos educandos na continuidade dos estudos na EJA após o término do curso de alfabetização, bem como agradecer o apoiador local, gerente do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM), Antonio José Soares, que garantiu transporte, alimentação e toda a assistência necessária nos dias em que estiveram no município.

No dia 25, Deywison participou da formação semanal juntamente com a coordenadora local Maria José, e trataram de vários assuntos, dentre eles, Encontro de Educandos e Seminário de Práticas.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.