65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

faixa_Estado_SP_1

Faixa que o Comitê do Estado de São Paulo preparou para levar ao FMDH.

Hoje, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 65 anos. Adotada e proclamada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, ainda está longe de ser realidade em sua plenitude em muitas regiões e lugares do nosso imenso Planeta.

Os Direitos Humanos são os direitos inerentes a todas(os) e quaisquer seres humanos, independentemente de nacionalidade, gênero, raça, etnia, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição. Entre esses direitos, destacam-se: o direito à vida, à liberdade de opinião e de expressão, ao trabalho, à educação, à saúde, à cultura e ao lazer, entre outros.

faixa_Estado_SP_2

Outra faixa feita coletivamente pelos integrantes do Comitê de São Paulo que irão a Brasília para participar do Fórum.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento base de luta contra qualquer forma de opressão, de discriminação, contra a violência, a desigualdades e as diferenças, reconhecendo que os direitos humanos e as liberdades fundamentais valem para todas e todos.

Para marcar esta data história e especial, tem início o Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, em Brasília (DF), de hoje, 10, até 13 de dezembro de 2013. Mais informações: www.fmdh.sdh.gov.br

O Instituto Paulo Freire (IPF), bem como muitas outras entidades e organizações não-governamentais e representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada, participarão deste Fórum – o IPF integra o Comitê do Estado de São Paulo que estará no evento. São mais de 10 mil pessoas inscritas.

Junto com a Petrobras, Federação Única dos Petroleiros – FUP, NTC-PUC/SP, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Mandato da Vereado Mazé Favarão – Câmara Municipal de Osasco e Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra – MST, o IPF participa amanhã (11/12, das 10 às 12 horas, no contexto do FMDH), do lançamento da campanha Promova Consciência com Educação em Direitos Humanos.

Para saber mais, curta:  https://www.facebook.com/promovaconscienciaedh

face_01