Defesa da Petrobras marca a V PlenaFUP promovida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP)

IMG_1407

Ononoon

“Defender a Petrobrás é defender o Brasil”. Este foi o tema da 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que aconteceu de 1º a 5 de julho, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP).

Com a participação de cerca de 180 petroleiros de vários estados do país, a Plenária Nacional da FUP é o principal fórum de deliberação da categoria, onde são discutidas reivindicações e planos de luta das campanhas que a Federação e seus sindicatos encaminharão nos próximos períodos.

Os discursos da mesa de abertura da V PlenaFUP tiveram como foco os ataques que a Petrobras vem sofrendo na mídia e a necessidade da solidariedade da classe trabalhadora e da unidade em defesa do pré-sal e da soberania nacional.

IMG_1484

José Maria Rangel, coordenador da FUP

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, ressaltando a importância da aliança com estes setores, que foi consolidada e fortalecida durante a Plenária Nacional dos Petroleiros, disse:

“Quando falamos em defender a Petrobras, falamos da Petrobras que um operário ousou transformar em uma das maiores empresas de energia do mundo. Nós amamos essa empresa. Nossa camisa laranja, todos querem ter. Temos que ter orgulho de usá-la”.

“(…) Cabe, portanto, aos petroleiros, metalúrgicos, movimentos sociais, centrais sindicais e outras categorias organizadas defender a Petrobrás e o Brasil do retrocesso que está em curso no País”

m

m

A FUP é a principal aliada do Projeto MOVA-Brasil na mobilização e articulação dos parceiros nos 11 estados brasileiros onde o Projeto atua visando a alfabetização de jovens, adultos e idosos por meio da metodologia formulada por Paulo Freire. As entidades FUP, Instituto Paulo Freire e Petrobras contribuem, desde 2003, para a redução do analfabetismo.

IMG-20150703-WA0015

Mara Cruz, integrante do Comitê Gestor do MOVA-Brasil

IMG_1496

David, representante da FUP no Conselho da Petrobras

Participação do ex-presidente Lula

FUP7

Lula durante a PlenaFup (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)

Na sexta-feira (03/07), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Plenária, onde defendeu a Petrobrás, as conquistas sociais, a soberania e a democracia, reafirmando o seu compromisso com as lutas dos petroleiros:

“Se alguém roubou a Petrobras, que pague pelo roubo, mas que os trabalhadores não sejam punidos (…) A luta da defesa da Petrobras não é só dos petroleiros. É de quem tem responsabilidade com a soberania desse país”.

Sobre a redução da maioridade penal, recém-aprovada na Câmara, o ex-presidente perguntou:

“Será que o estado brasileiro cumpriu com as suas obrigações com os jovens de 16 e 17 anos? O estado que não cumpriu com as suas obrigações resolve acabar com a violência colocando moleque na cadeia (…) O Congresso quer jogar nas costas de meninos de 16 anos a responsabilidade do que os governos não fazem”.

Apoio à presidenta Dilma

As mulheres presentes à Plenária entregaram ao ex-presidente Lula carta em solidariedade à presidenta Dilma Roussef, que foi duramente atacada com a distribuição de adesivos para carros com conteúdo preconceituoso e violento em relação à imagem da presidenta. Uma agressão contra todas as mulheres e homens brasileiros, pois afronta a dignidade da pessoa.

Articuladores sociais do MOVA-Brasil presentes na PlenaFUP

Participantes da V PlenaFup

A Escola Nacional Florestan Fernandes