Educandos do Polo Bahia participam da oficina de construção de hortas com garrafa pet na Dutovia

z

Educandos durante a criação da horta fitoterápica.

Durante o mês de setembro os educandos do MOVA-Brasil de Caroba e Menino Jesus, no município de Candeias (Núcleo Recôncavo) se reuniram na CORCOMEJ – Associação dos Moradores de Menino Jesus, para produzir uma horta suspensa fitoterápica.A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental da Dutovia, promovido pelo SESI. Iniciativa da Petrobras em parceria com mais cinco empresas do Polo (Braskem, Transpetro, Bahiagás, Unigel e Dow), a Dutovia desenvolve atividades socioambientais e educativas nas comunidades por onde passam seus dutos em comum.

“O objetivo dessa atividade é ensinar aos educandos reciclar as garrafas pet e fazer deles difusores dessa prática”, informou a instrutora Juliana Meneses, do SESI.

Juliana, da Dutovia, à direira, instrutora do SESI

Juliana, da Dutovia, e instrutora do SESI à direita.

Após a construção da horta, a Dutovia vai patrocinar um livreto/cartilha documentando todas as ervas plantadas e suas utilidades medicinais, de acordo com as informações dos próprios educandos. Essas cartilhas serão distribuídas nas comunidades envolvidas.

A oficina se associa ao propósito do MOVA-Brasil, que é trabalhar junto aos educandos a sua participação na construção de novos conhecimentos e a interação com outros projetos da Petrobras. A expectativa de Lourdes Salvador, monitora do MOVA em Caroba, é que os educandos deem continuidade a esta atividade e disseminem seus conhecimentos.

“A ideia de fazer a atividade junto com a turma de Menino Jesus (localizada no entorno da Fafen-BA) partiu dos próprios educandos. Unificando os grupos a gente se prepara para as dificuldades”, explicou Lourdes.

?????????????

As monitoras do MOVA Lourdes e Mariana, Gilmara (representante da Fafen-BA) e Meirivania, da Corcomej.

Cada educando levou sua própria muda de erva medicinal e ensinou sua utilidade:

“A brilhantina é para dor de barriga, a alfavaca de cobra para problemas de coração, tansagem para inflamação, poejo para tosse e cardo-santo para gripe”, explicou dona Valdelice de Assis, conhecida como D. Vadu; educanda do MOVA em Menino Jesus.

Dona Vadu

Dona Vadu compartilhou seu conhecimento acerca de diversas ervas com o grupo de educandos.

A atividade contou com cerca de 50 pessoas entre educandos e comunitários, que tiveram como primeira tarefa recolher garrafas pet para o trabalho. Seguindo as orientações da instrutora Juliana Menezes, os educandos cortaram as garrafas na vertical, perfuraram o fundo e colocaram barbantes nas laterais para pendurá-las, transformando-as em vasos para o plantio. Após a plantação das sementes e mudas os educandos mais velhos ensinaram aos mais novos sobre a utilidade e procedimentos para uso fitoterapêutico.

Para Ana Carolina Oliveira, 26 anos, que só conhecia os remédios de farmácia, as explicações foram muito interessantes:

“Temos que dar valor ao conhecimento dos mais velhos e as coisas da comunidade”, disse orgulhosa da sua horta já pronta.

?????????????

Ana Carolina, orgulhosa de seu trabalho.

O evento deu a oportunidade para Dona Angelina Souza (MOVA de Caroba) dividir uma muda especial; de acordo com ela, uma planta raríssima, cujo chá da folha com mel descongestiona o peito e cura qualquer tosse em apenas dois dias:

“Só eu tenho por aqui. É um pé de vick. Aquele que a gente compra na farmácia para tosse e catarro no peito”, explicou.

Mariana Neves, monitora da turma de Menino Jesus, que recepcionou o evento, agradeceu pela oportunidade de integração entre o MOVA e a Dutovia:

“Foi excelente para valorizar os educandos. É uma parceria que deu certo!”

Atualmente, além das turmas de Menino Jesus e Caroba, a Fafen BA acompanha outras três turmas do MOVA Brasil nas comunidades de Santo Antônio (Camaçari), Passé (Candeias) e Palmares (Simões Filho).