Educandos(as) do Polo Maranhão avaliaram o acesso às políticas públicas no II Encontro Estadual de Educandas(os)

Educandas e educandos participando do GT do Eixo Saúde

Educandos participando do GT (Gruipo de Trabalho) do eixo “Saúde”.

Com tema Em defesa da sustentabilidade do campo e da cidade: pelo acesso a políticas públicas de qualidade”, educandas(os), monitoras(es), coordenadoras(es) locais e parceiros(as) do Polo Maranhão participaram do II Encontro Estadual de Educandas(os).  O encontro foi realizado no dia 10 de dezembro de 2015, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, no município de Timon-MA.

Mesa de abertura do 2º encontro estadual do Polo MA

Mesa de abertura do encontro.

O encontro foi marcado pela realização de diversas atividades, com destaque para a mesa de abertura, na qual educandos, parceiros e demais segmentos tiveram a oportunidade de saudar os participantes. Ressalta-se a participação de Josivaldo Oliveira (articulador social do Polo MA e coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB); Mara Cruz (Federação Única dos Petroleiros – FUP); Belquiane Carvalho (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon-MA); Aldenir Medeiros (Movimento Quilombola do Maranhão – MOQUIBOM); Rodrigo Silva (Coordenação Pedagógica Nacional do Projeto MOVA-Brasil); Maria Gonçalves (coordenadora do Polo MA) e dos educandos Noeme Lopes de Carvalho (Núcleo Timon-MA); José Ribamar Silva (Núcleo Parnarama/Matões) e Antônio Lopes da Silva (Núcleo São Francisco do Maranhão).

Apresentamos a seguir a fala da educanda Noeme Carvalho, que enfatizou a importância do MOVA-Brasil na sua vida, afirmando que pretende dar continuidade aos seus estudos:

“Eu sou Noeme Lopes Carvalho. Sou educanda da monitora Maria das Dores. Esse ano veio o MOVA-Brasil e me deixou muito alegre. Tô muito ativa, já leio um pouco. E quero que todos os educandos do MOVA-Brasil tenham a chance de estar no mesmo contexto que eu. Peço a todos que não deixem, continuem. Se Deus me permitir, quero aprender no mundo das letras até os últimos dias de minha vida” (Educanda Noeme Lopes Carvalho Pereira, 73 anos, Turma Planalto Boa Esperança, Núcleo Timon-MA)

Apresentação cultural do Grupo Cultural Beija Flor

O encontro também contou com atividades culturais, como a apresentação cultural do Grupo Cultural Beija Flor.

Após a mesa de abertura, o articulador social do Polo MA e militante do MAB, Josivaldo Oliveira, mediou o Círculo de Cultura “Os desafios da conjuntura atual e os seus impactos nas políticas públicas”, que garantiu que as reflexões sobre a conjuntura nacional atual fossem aprofundadas pelos educandos nos Grupos de Trabalhos (GTs), que foram organizados a partir dos seguintes eixos: “Educação”, “Saúde”, “Trabalho” e “Água e Energia”. De acordo com as discussões realizadas nos GTs, os participantes construíram uma série de propostas voltadas para nortear as ações de mobilização e intervenção social nas comunidades e municípios representados, como podemos ver abaixo:

EIXO EDUCAÇÃO:

  1. Implementação de 36 turmas de EJA no campo;
  2. Oferta de merenda escolar na rede pública, contemplando a EJA e as turmas do MOVA-Brasil;
  3. Realizar seminários sobre educação e agroecologia, numa perspectiva de melhor convivência com o campo;
  4. Construção de 10 unidades escolares e ampliação do acesso à educação no campo, reduzindo a quantidade de turmas multisseriadas;
  5. Fortalecer a luta pela educação nos grupos de base do MAB como uma das bandeiras prioritárias da região do Vale Parnaíba.

EIXO SAÚDE

  1. Construção de 14 postos de saúde no campo;
  2. Melhoria no acompanhamento realizado pelos agentes de saúde às famílias em todas as comunidades rurais e urbanas;
  3. Atendimento regular do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em todas as comunidades;
  4. Maior acesso à informação sobre a prevenção do câncer de mama, de útero e próstata.
Maria Gonçalves (Coodenadora do Polo MA) mediando o debate no GT Água e Energia

Maria Gonçalves (coodenadora do Polo MA) mediando o debate no GT “Água e Energia”.

EIXO ÁGUA E ENERGIA

  1. Ampliação da rede de abastecimento de água, através da perfuração de poços;
  2. Instalação e aparelhamento dos poços tubulares;
  3. Melhoria no fornecimento de energia elétrica no campo.

EIXO TRABALHO

  1. Capacitação familiar para o desenvolvimento no campo, numa perspectiva da agroecologia;
  2. Acesso ao crédito para o fortalecimento da agricultura familiar.
Educanda apresentando as propostas do GT Trabalho na Plenária Final do Encontro

Educanda apresentando as propostas do GT “Trabalho” na Plenária Final do Encontro.

Após a realização dos GTs as propostas foram apresentadas na Plenária Final do encontro, onde todos os participantes acolheram e validaram democraticamente todas as proposições elaboradas.