No contexto da Rio+20: MOVA-Brasil na Cúpula dos Povos

O Projeto MOVA-Brasil realizou sua II Formação Continuada de Coordenação de Polo entre os dias 18 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, no contexto da Rio+20, a conferência da ONU para discutir sobre a sustentabilidade do planeta.

As equipes dos polos participaram da Cúpula dos Povos, evento paralelo à RIO+20, que teve como objetivo discutir sobre a sustentabilidade do planeta sob os olhares dos movimentos sociais e influir, por meio de um documento final, sobre as decisões dos chefes de Estado reunidos no Rio Centro, no evento da ONU.

Além de participarem da Plenária de Convergência sobre educação e sustentabilidade, e da atividade autogestionada promovida pelo Instituto Paulo Freire (IPF), sobre disputas de hegemonia nos espaços públicos, na Cúpula dos Povos, as equipes também tiveram reunião com os articuladores sociais, que são os representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) no Projeto. Esta reunião objetivou uma reflexão sobre a atuação dos parceiros na organização e consolidação do MOVA-Brasil nesta etapa, quando o Projeto completa dez anos de existência. As equipes participaram ainda da formação específica, sobre a aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização, com a professora Silvia Cembalista.

Gerente da Área Social da Petrobras na abertura da formação 

A formação específica teve início no dia 19 de junho pela manhã, com o pronunciamento do Comitê Gestor, dos Articuladores Sociais, e do novo gerente de Programas Sociais da Petrobras, Paulo Neto, que declarou seu respeito e carinho pelo Projeto MOVA-Brasil, mesmo antes de assumir esse cargo na empresa. A participação de Paulo Neto foi recebida com otimismo pelas pessoas presentes, por apontar novas perspectivas para o Projeto devido à “declaração de amor” feita por Neto, no início de sua fala na formação: “Eu sou um apaixonado pelo Projeto…”, declarou.

Caminhada da Cúpula dos Povos e o compromisso assumido

No dia 20 de junho, cerca de 80 mil pessoas, incluindo equipes dos polos do Projeto MOVA-Brasil, caminharam pela Av. Rio Branco até o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para anunciar aos povos do mundo o compromisso com a justiça social e ambiental e com a luta organizada dos povos para sua emancipação.

Equipes do MOVA visitam prédio da Petrobras no Rio de Janeiro

Outro momento importante foi a visita ao prédio da Petrobras, no dia 21 de junho. As equipes puderam presenciar uma exposição sobre diferentes fontes de energia utilizadas pela Petrobras. Nesta visita, foram acompanhados por Cristina Rabelo, gestora de Projetos Sociais da Petrobras e responsável pelo acompanhamento do MOVA-Brasil; participaram também o Diretor da FUP, José Genivaldo da Silva e o Coordenador da entidade, João Antônio de Moraes.

Na ocasião, Ângela Antunes, Francisca Pini e Moacir Gadotti, diretores do IPF, juntamente com as equipes de todos os polos do MOVA-Brasil, presentearam a gerente de Investimentos Sociais da Petrobras, Rosane Aguiar, com uma colcha confeccionada e pintada pelo polo Rio Grande do Norte (RN). A entrega foi feita pela coordenadora do Polo RN, Josileide Silveira, em um dos Jardins Suspensos da Petrobras.

MOVA-Brasil na Assembleia dos Povos

Por fim, as equipes dos polos também participaram da última atividade da Cúpula dos Povos – A Assembleia dos Povos -, realizada no dia 22 de junho, no período da manhã. Nesse momento, foram apresentadas as sínteses das deliberações de cada plenária que ocorreram durante o evento, bem como propostas de luta para os movimentos sociais continuarem construindo um planeta mais sustentável com desenvolvimento econômico, e justiça social e ambiental para todas e todos.