Núcleo Litoral Sul desenvolve ações sociais de promoção à saúde em turmas no município de Ilhéus-BA

Ambulatorio odontologico movel em atendimento no Centro Pop

Ambulatório odontológico móvel em atendimento no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

O Núcleo Litoral Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, realizou ações sociais com o intuito de informar aos educandos os cuidados com a própria saúde e como evitar algumas doenças.

Nos dias 16 e 21 de julho foram realizadas ações sociais de saúde bucal com palestras e atendimento odontológico com a turma do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) no bairro da Conquista. A monitora Erica Oliveira e as parceiras Letícia Santana e Alexandra Oliveira observaram a necessidade de cuidar da saúde bucal dos educandos e decidiram intervir, buscando meios para orientá-los sobre como realizar uma boa escovação e também conscientizá-los sobre os possíveis danos causados à saúde bucal devido à falta de higiene e outras doenças, perigos que se tornam mais graves por muitos se encontrarem em situação de rua. Com este intuito de contribuir para a melhoria da saúde bucal da população em situação de rua, foi realizada uma palestra pelo odontólogo Bolivar Landi, e os educandos receberam atendimento especializado gratuito na unidade odontológica móvel.

Já na turma do distrito de Sambaituba, o objetivo da ação social desenvolvida dia 22 de julho foi alertar os educandos sobre os perigos da hipertensão arterial, com a monitora Luciana Alves convidando o enfermeiro Jailton Santos para um bate-papo com os educandos sobre pressão alta. A educanda Ildacil Bispo, por exemplo, esclareceu suas dúvidas sobre a relação entre nicotina e hipertensão, haja vista que ela toma remédio controlado e é fumante.

Turma do Basilio em palestra de conscientizacao sobre o perigo da dengue

Turma do Basílio em palestra de conscientização sobre o perigo da dengue.

Na Comunidade do Basílio a ação foi realizada dia 22 de julho para educandos e comunidade, visando orientar a população quanto aos cuidados necessários para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e febre zika. Na oportunidade, foi realizada uma palestra com a agente epidemiológica Daiane dos Santos, que também distribuiu folhetos informativos com orientações e dicas sobre a prevenção e combate à dengue.

m

Ações como essas são realizadas na perspectiva de que os educandos coloquem em prática o que aprenderam para melhor cuidar de sua saúde e bem-estar.  Mais informações sobre esta parceria podem ser obtidas através do link:

http://www.ilheus.ba.gov.br/Materia_especifica/27386/Centro-Pop-realiza-palestras-e-atendimento-odontologico-