O processo de organização do portfólio no Polo Bahia

Educandos escolhendo as atividade_ Turma Murilo Leite_Núcleo Portal do Sertão

Educandos da turma Murilo Leite (Núcleo Portal do Sertão) escolhendo as atividades que irão compor seus portfólios.

O portfólio corresponde a uma coleção de produções do educando que evidenciam seu processo de aprendizagem.É um trabalho compilado pelo próprio educando, que possui autonomia na escolha das atividades seguindo os seus próprios critérios de seleção.

No Polo Bahia, educandos e monitores descobrem mês a mês a beleza dos novos saberes que foram desenvolvidos quando estão diante de suas próprias atividades, escolhendo as mais significativas para comporem seus portfólios.

O monitor, nesse processo, conduz o educando à reflexão, sinalizando caminhos e promovendo o diálogo para garantir a participação ativa e envolvida do próprio educando, principal responsável pela elaboração de seu trabalho, de modo que seja possível perceber o processo de aprendizagem dos educandos nessa compilação. Vale ressaltar que o monitor acrescenta seus registros sobre o caminho percorrido pelo educando e suas percepções no desenvolvimento das atividades.

Educandos da turma de Trapiche_Núcleo Recôncavo

Seleção de atividades para portfólio da turma de Trapiche (Núcleo Recôncavo).

Cada monitor tem sua maneira de conduzir as escolhas das atividades, o que é perceptível nos registros de cada núcleo.

Esse momento de escolha de atividades é realizado pelo entendimento que o portfólio é uma metodologia de aprendizagem e avaliação construída ao longo de toda a etapa do Projeto. À medida que os educandos vão elaborando seus portfólios aumenta a compreensão de que sua organização não é uma mera atividade realizada para se cumprir um protocolo, mas sim um convite à autoavaliação.

Educandos da Turma Nelson Costa identificando e escolhendo as atividades do Portfólio_Litoral Sul

Educandos da turma Nelson Costa (Núcleo Litoral Sul) identificando e escolhendo as atividades para o portfólio.