Formatura de 44 turmas do Polo Alagoas

FOTO 07

Formandos recebendo seus certificados.

     No Polo Alagoas, 967 educandos e educandas finalizaram a 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil. Foram nove meses de descobertas e aprendizagens para pessoas que não tiveram acesso à escola durante a infância.

     Os eventos de encerramentos das 44 turmas foram organizados de forma regionalizada e individualmente nas turmas. Momentos emocionantes que contaram com a entrega dos certificados de participação e portfólios aos educandos e educandas. Houve depoimentos de como enfrentaram os desafios e conseguiram dar o primeiro passo na escolarização – a alfabetização.

FOTO 02

     A exemplo desses momentos, tivemos a formatura na Igreja Batista do Trapiche, em Maceió, que reuniu quatro turmas das educadoras Nancy Lins, Eudócia Correia, Vera Lúcia Ferreira e Marta Maria Tavares, com um total de 70 educandos(as).

FOTO 03

     Maria Martins, representante dos moradores do bairro Trapiche da Barra e parceira local, fez questão de afirmar: “É um prazer apoiar o Projeto MOVA-Brasil, pois admiro sua proposta político-pedagógico. Acredito na educação como ferramenta de transformação social. Uma proposta que também se preocupa com o meio-ambiente. É isso que precisamos para instrumentalizar nossa comunidade”. Encerrou, convocando a todos e todas para dar continuidade.

     Maura Silvana dos Santos, aos 57 anos de idade, lembra o quanto foi difícil conciliar seu trabalho de doméstica com as aulas à noite: “Muitas vezes chegava atrasada e sem tomar banho, mas não faltava. Já estou matriculada e vou dar continuidade”.

     Já nas turmas das educadoras Leila Quaresma e Larissa Xavier, localizadas no populoso bairro do Jacintinho, na região periférica da capital alagoana, esse momento foi marcado por falas emocionantes de José Elias Barros dos Santos, “A alegria da nossa turma nos motivou a dar continuidade. Quando um chegava cansado, o outro animava e todos os dias era uma festa. Vamos sentir muita falta”.

FOTO 04

     “O desejo de continuidade na escolarização foi a maior expressão de educandos e educandas nos momentos finais dessa etapa”, afirmou Elenice Peixoto Toledo, coordenadora do Polo Alagoas.

FOTO 06