Polo Minas dialoga com Secretarias Municipais de Educação para ampliação da oferta de EJA

Renião_SME_Grão_Mogol_17-12-2015 (3)

Reunião na Secretaria dE Educação de Grão Mogol.

   O Polo Minas Gerais realizou, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2015, reunião com os secretários de educação dos municípios de Grão Mogol e Bocaiúva. As reuniões tiveram como objetivo buscar a garantia da continuidade dos estudos dos educandos do MOVA-Brasil com o ingresso na EJA em seus respectivos municípios. Considerando a frágil oferta de vagas para o público jovem, adulto e idoso no estado, as negociações foram pautadas na ampliação da oferta de vagas e abertura de novas turmas, onde estas não existem e a inserção dos(as) educadores(as) do MOVA-Brasil na rede municipal, com aproveitamento do quadro qualificado.

     No município de Bocaiúva, os(as) educadores(as) estão realizando levantamento de demanda nas comunidades visando ampliar a abertura de novas turmas da EJA onde estão inseridas as turmas do MOVA-Brasil.

Reunião_SME_Bocaiúva_18-12-2015 (1)web

Reunião na Secretaria de Educação de Bocaiúva.

     Os secretários municipais de Educação, Sr. Juscelino Germano Oliveira e Srª Maria José Andrade, respectivamente de Bocaiúva e Grão Mogol, informaram que estão se empenhando para garantir vagas aos(às) educandos(as) e continuidade dos estudos na EJA. O secretário Juscelino confirmou que, de acordo com as negociações já ocorridas, acontecerá a abertura de duas turmas em comunidades urbanas. A SME está trabalhando com a equipe do Núcleo Serra Geral no sentido de garantir a realização das provas classificatórias para os(as) educandos(as) interessados(as). Os(as) educadores(as) estão cadastrando educandos das comunidades e realizando as provas classificatórias em parceria com a SME.

     Com relação a inserção dos(as) educadores(as) ao quadro dos municípios e a abertura de turmas de EJA nas comunidades rurais, o secretário Juscelino disse que estudará  a proposta porque se existe a demanda o município tem interesse em atender, e que a proposta será avaliada.

     No município de Grão Mogol, a secretária de Educação informou que abrirá turmas de EJA, a partir de março de 2016, nas comunidades atendidas pelo Projeto com demanda. Informou ainda sobre a construção de novos prédios escolares e reformas que favorecerão todo o processo de escolarização.

     Considerando que a EJA tem o objetivo de restaurar o direito à educação aos jovens, adultos e idosos, a abertura das turmas será uma oportunidade de oferecer aos(às) educandos(as) igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente.