Alfabetização e Profissionalização no Encontro de Patos(PB)

O Encontro Estadual de Educandos(as) em Patos, na Paraíba, teve como tema “MOVA-Brasil: educar para a cooperação e a qualificação profissional” e foi o resultado das expectativas dos(as) educandos(as) e dos debates nas turmas sobre a questão da alfabetização articulada à profissionalização.

No evento participaram 71 educandos(as) das 15 turmas que formam o núcleo, além de parceiros e equipe do polo. Contou ainda com a apresentação cultural do grupo “Vivendo a melhor idade”, formado por educandos e educandas que fazem parte do Projeto MOVA-Brasil.

Segundo o relato do coordenador do núcleo, Leonardo Rodrigues, esse tema sempre esteve presente como demanda dos(as) educandos(as). “Eles afirmam que não puderam ter uma profissão melhor por não saberem ler e escrever e, agora que têm essa oportunidade, desejam ‘correr atrás do prejuízo’”, afirma o coordenador. Há muitos pedreiros, eletricistas, domésticas, mecânicos que atuam no mercado informal de trabalho, mas, por não possuírem uma comprovação profissional, acabam não sendo reconhecidos como profissionais.

Dentre as propostas elencadas pelos(as) educandos(as) ao final dos debates está a oferta de cursos profissionalizantes associados à alfabetização. Socorro, educanda do Projeto, afirma que o MOVA-Brasil despertou nela o desejo de se superar. “Não tive oportunidade de estudar quando criança, mas agora que estou no MOVA e estou aprendendo quero continuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e depois continuar mais ainda, até me tornar enfermeira”, coloca a educanda.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.