Água no Cabo de Santo Agostinho: a conquista do saber e do beber

Educanda em audiência na Câmara dos Vereadores do Cabo de Santo Agostinho As turmas das monitoras Ana Paula de Araújo e Jaciane do Nascimento, que funcionam no município de Cabo de Santo Agostinho, organizaram mobilização unificada para implantação de sistema de abastecimento de água na Usina Mercês.

A partir do estudo da realidade e da Leitura do Mundo na comunidade, foi definido como Tema Gerador das turmas a questão da água, um problema recorrente na localidade desde que a bomba que moradores(as) da comunidade adquiriram em parceria com uma ONG deixou de abastecer a região.

Iniciada com os debates em sala de aula, a questão do abastecimento de água foi ampliado com a realização de reunião com o supervisor do escritório regional da COMPESA (Companhia de água e esgoto de Pernambuco) na comunidade, em que educandos e educandas puderam expor ao representante da empresa, Sr. Carlos Santos, os problemas da comunidade.

Irailda Eleci da Conceição, educanda do Projeto MOVA-Brasil informou que a maioria dos moradores possui poço ou cacimba no próprio quintal, mas, essa água está contaminada: “As roupas têm que ser lavadas no rio, não dá para usar água do poço porque é muito suja. Muitos usam essa água e pegaram esquistossomose, doenças de pele, diarreia, viroses. Já vieram aqui, fizeram análise dos poços e estavam todos contaminados”.

A ação seguinte foi articular audiência pública na Câmara de Vereadores do Cabo para exigir do poder público local a garantia do direito ao abastecimento de água na comunidade. Na ocasião, dia 28 de agosto, educandos e educandas do Projeto MOVA-Brasil foram responsáveis por compartilhar a situação da comunidade para os presentes e cobrar dos responsáveis a data para a realização do serviço.

Protagonizada pelos educandos(as) do Projeto, a ação foi bem-sucedida, pois foi estabelecido prazo para a perfuração do poço e início do serviço de abastecimento coletivo. Ainda no mês de outubro, a COMPESA iniciou os trabalhos na comunidade. Exemplo das ações características do MOVA-Brasil, a mobilização ocorrida no Cabo revelou a força da organização comunitária para a transformação da realidade das comunidades.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.