Motivação dos participantes é destaque na Formação de coordenadores e monitores em Pernambuco

DSCN0262

Monitores e coordenadores locais durante a formação

Nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 ocorreu a primeira Formação com coordenadores e monitores da 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil realizada na Fundação Monsenhor Petrolino, no município de Carpina (PE). A coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga participou do encontro e pôde contribuir com as orientações pedagógicas durante todo o processo formativo.

Mesa de Abertura

Mesa de abertura da Formação Inicial de Monitores, em Pernanbuco

No dia 08 de junho, após os encaminhamentos administrativos para contratação dos trabalhadores da etapa 2015 do Projeto, o Polo realizou a abertura oficial da Formação que contou com a presença de diversos parceiros. Compuseram a mesa: Emiliano Barata, vice-prefeito de Lagoa de Itaenga; Marcos Sérgio, professor de Tracunhaém; Luiz Santana, liderança local em Carpina; Raquel Soares, presidente do Clube Lions; e Hamilton Fontes, presidente da Maçonaria.

A mesa temática sobre Análise de Conjuntura teve como expositor José Carlos, integrante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco, que refletiu com os participantes sobre os avanços e desafios no cenário nacional e local em âmbito político, social e econômico. Para José Carlos, o mais importante é que em sociedade, os cidadãos estejam melhor informados, mais organizados e participando cada vez do processo de consolidação da democracia no país.

Dinâmica de integração dos participantes

Dinâmica de integração dos participantes

Para a formação inicial, os participantes foram divididos em três salas para possibilitar maior tempo de estudos, reflexão e diálogo sobre a concepção teórico-metodológica do Projeto, as orientações e os procedimentos a serem garantidos pelos monitores.

Oficina sobre perfil da turma

Oficina sobre o perfil da turma

No decorrer da formação foram realizadas atividades de estudo dirigido, oficinas e vivências sobre temas como: Projeto Eco-Político-pedagógico, concepção de alfabetização e avaliação. Dentre os principais pontos  trabalhados, foi apontado o trabalho de saída a campo como uma experiência gratificante para a compreensão do processo de Leitura do Mundo.

Os monitores e coordenadores locais, acompanhados da equipe de polo, foram a campo, para conhecer a Comunidade do Teimoso, que pertence ao Bairro Santo Antônio. A partir dessa vivência, na volta para sala de formação, ocorreu um grande debate e os grupos puderam sistematizar, por dimensão (social, política, socioeconômica, socioambiental e cultural), as fragilidades e potencialidades da comunidade e esclarecer todo o processo de identificação do Tema Gerador.

Para os participantes, a formação inicial possibilitou que retornassem sem dúvidas e sentindo-se preparados para iniciarem as aulas, pois “a escolha dos materiais, a metodologia e a abordagem feita foram excelente, dinâmica e atrativa”. Um destaque nessa formação foi a qualidade dos cadernos de orientação dos monitores. O conteúdo foi avaliado positivamente. A objetividade e esclarecimentos dos assuntos tratados foram citados.

Boi de Goitá

Apresentação do Boi de Goitá na Noite Cultural

Para melhor conhecer a diversidade que compõe o Polo Pernambuco/Paraíba nesta etapa foi realizada uma Noite Cultural, no dia 11 de junho, com apresentações artístico-culturais organizadas pelos participantes do encontro. Além da presença do Boi Bumbá de Glória do Goitá, que animou a noite mostrando a cultura local, houve degustação de produtos típicos da culinária de Patos (PB), dança cigana, frevo, quadrilha caipira, muita música e alegria.

Noite Cultural2

Noite Cultural: monitores, coordenadores e equipe de polo

Degustação de comida típica

Noite Cultural: comida típica

Noite Cultural

Noite Cultural: alegria


0 Comentários

Os comentários estão fechados.