Comunidade de Pernambuco transforma escola abandonada em turma de alfabetização do MOVA-Brasil

Imagem

montagem-capa

A comunidade de Várzea Passira (PE) localizou uma escola abandonada e se mobilizou para recuperar o espaço

Neste ano, o Projeto MOVA-Brasil contempla as turmas da Zona Rural do Polo Pernambuco/Paraíba. Elas têm se destacado por suas especificidades – pois, além de funcionarem no campo, as comunidades se mobilizam e contam com parceiros para o trabalho em sala de aula. Continuar a ler

Debates e atrações culturais na Festa Comunitária Cidadã do Núcleo Carpina, em Pernambuco

Imagem

Equipe durante a Festa Comunitária Cidadã

Equipe durante a Festa Comunitária Cidadã

Por Virgínia Almeida, assistente pedagógica

 

As Festas Comunitárias Cidadãs das Turmas Alto da Boa Vista e Escola Torquato Pessoa, das monitoras Vanda Lúcia Marques e Daiane Aleixo, do Núcleo de Carpina (PE), ocorreram no dia 10 de junho, no município de Nazaré da Mata. O debate sobre os problemas significativos da comunidade, com a participação de educandos, moradores, coordenador local e autoridades locais, foi bastante representativo. Continuar a ler

Debates e troca de experiências no Polo PE/PB

Imagem

Equipe do Polo PE/PB durante o lançamento do livro "MOVA-Brasil 10 anos"

Equipe do Polo PE/PB durante o lançamento do livro “MOVA-Brasil 10 anos”

O lançamento do livro MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, no Polo PE/PB, ocorreu no dia 29 de maio no Orange Praia Hotel, na Ilha de Itamaracá (PE). A coordenadora do polo, Adriana Souza, abriu o encontro com a leitura da carta do Comitê Gestor, apontando a importância do Projeto nos estados ao longo desses anos. Na solenidade, além do Hino do MOVA e o Hino Nacional Brasileiro, houve a apresentação de um vídeo sobre o Projeto, que emocionou os participantes.

Continuar a ler

Círculos de conversa e relatos de práticas no Polo PE/PB

Imagem

Trabalho com histórias de vida no Polo PE/PB

Trabalho com histórias de vida no Polo PE/PB

Por Virgínia Almeida (assistente pedagógica)

A partir da necessidade da equipe pedagógica do Polo PE/PB em garantir, de maneira mais efetiva, o trabalho com as histórias de vida e os relatos das práticas desenvolvidas pelos monitores em sala de aula, a equipe aprofundou a importância do desenvolvimento dessas atividades nas turmas.

Continuar a ler