Polo Rio de Janeiro fortalecendo a Economia Solidária

No Polo Rio de Janeiro, percebemos que grande parte dos educandos se encontra desempregado, ou empregado sem registro. Eles desenvolvem vários tipos de trabalhos para complementação da renda familiar, o que, em alguns casos, resulta na evasão das salas de aula.

A fim de mudar essa realidade, realizamos o mapeamento das produções dos educandos e as diversas possibilidades de geração de trabalho e renda desenvolvidas por eles para que seja possível divulgação e a qualificação desse trabalho.

Temos utilizado como metodologia para o fortalecimento da Economia Solidária o diálogo nas salas, a abordagem desse tema dentro dos temas geradores desenvolvidos, e a troca de saberes por meio do intercâmbio dos educandos de diferentes turmas, compartilhando suas técnicas com a realização de oficinas nas salas.

Com esse procediemnto, percebemos como é rico e diversificado o público atendido pelo Projeto em suas 170 turmas espalhadas por todo Estado. Encontramos Bordados, Artesanatos em E.V.A., em fibra de bananeira, pintura em tecido, fabricação de sabão caseiro, arte em jornal, com a fabricação de vários utensílios deste material, técnicas de adubação na agricultura familiar, entre outros.

Além das oficinas de trocas de experiências nas turmas realizadas pelos educandos e suas monitoras, o Polo Rio de Janeiro realizará na II Formação Geral Continuada com Monitores e Coordenadores Locais e no Encontro Estadual de Educandos, Feiras de trocas, exposição e venda do que está sendo produzido nos núcleos.

Através da divulgação da idéia de Economia Solidária como prática cotidiana, podemos fortalecer a autonomia dos sujeitos e promover a dignidade social, por meio da geração de renda elevando sua autoestima e fortalecendo os movimentos, para a valorização do ser humano.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!