Expectativa, ansiedade, empolgação e confiança marcam Formação Inicial no Rio de Janeiro

Nos dias 1, 2 e 3 de abril, o Polo Rio de Janeiro realizou a Formação Inicial dos seus 12 coordenadores de núcleo que fazem parte do projeto MOVA-Brasil nesta etapa 2014. O evento ocorreu no Centro de Acolhida Missionária (CENAM), no bairro de Santa Teresa.

Foram 24 horas de reflexão, estudo, debate, troca de experiência e produção de material didático sobre o processo de alfabetização, considerando as três dimensões do projeto: pedagógica, política e administrativa.

Na pauta, apresentação do Projeto MOVA-Brasil, análise da conjuntura da EJA, utilização dos recursos financeiros, prestação de contas, psicogênese da língua escrita, avaliação da aprendizagem, planejamento do trabalho pedagógico, educação libertadora foram temas trabalhados com os participantes.

As coordenadoras e coordenadores iniciaram a formação com muita ansiedade e expectativa acerca da metodologia do MOVA-Brasil. Após o acolhimento e apresentação dos participantes, a equipe do Polo coordenou os trabalhos, envolvendo as pessoas com questionamentos e intervenções esclarecedoras sobre os fundamentos e funcionamento do Projeto.

Além das(os) coordenadoras(es) selecionados nesta etapa, vale destacar as participações do articulador social, Manuel Ramos da Silva, mais conhecido como Black, e da representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Mara Cruz.

Black ressaltou a importância do Projeto e o papel da articulação social na construção de um país sem analfabetismo. Em sintonia com ele, Mara Cruz destacou a importância do MOVA-Brasil no combate ao analfabetismo e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que dele participam e frisou sua paixão pelo projeto, sua alegria e satisfação de fazer parte de mais uma etapa após 10 anos de atuação no MOVA.

Luiz Marine, coordenador pedagógico nacional, também participou da formação contribuindo com os debates e reflexões sobre as temáticas do evento.

Se no início da formação a ansiedade e as expectativas eram grandes, ao final, o grupo de coordenadores afirmou que estava bem mais esclarecido sobre a dimensão de sua atividade, tranquilo e confiante em realizar um bom trabalho junto aos monitores sob sua responsabilidade, e agradeceu a oportunidade de fazer parte de um projeto com a importância do MOVA-Brasil.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!