Estudo e elaboração de atividades na Formação de Coordenadores

Equipe reunida na 1ª Formação Continuada de Coordenadores de Núcleo, em Tanguá (RJ)

Equipe reunida na 1ª Formação Continuada de Coordenadores de Núcleo, em Tanguá (RJ)

O Polo Rio de Janeiro realizou, nos dias 13, 14 e 15 de maio, a 1ª Formação Continuada de Coordenadores de Núcleo, no Sítio Juvak, município de Tanguá. Participaram os nove coordenadores de núcleo, orientados e conduzidos pela equipe do polo.

 

Nos três dias, iniciou-se a formação com dinâmicas, para introduzir os temas:

 

  1. Gestão compartilhada.
  2. Reflexões sobre acompanhamento.
  3. Que alfabetização queremos?

 

Foram 24 horas de reflexão, estudos, debate e vivência sobre os assuntos relacionados ao processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, à luz da Metodologia MOVA.

 

Houve um momento de estudo em que os coordenadores locais ofereceram a devolutiva, por meio de apresentações, sobre o perfil dos educandos, Leitura do Mundo (em suas dimensões política, social e cultural), Estudo da Realidade, diagnósticos iniciais, elaboração do portfólio, registro de sistematização para a preparação da construção do Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do polo.

 

Durante a formação, merecem destaque os estudos sobre os níveis da escrita, leitura e matemática, utilizando-se os textos Grandes Personagens, de Raimunda da Silva e Brasileiras Pioneiras e Sou Negro, todos do Almanaque MOVA. Esses textos auxiliaram na confecção das atividades para que os alfabetizandos avancem de um nível de aquisição da escrita para outro.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!