Estudo e reflexão na Formação Continuada dos Coordenadores Locais (Polo Rio de Janeiro)

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Apresentação do Grupo 1, durante 2º Formação Continuada de Coordenadores Locais

Aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de julho a 2º Formação Continuada de Coordenadores Locais, na cidade de Quissamã, no Rio de Janeiro. A atividade contou com a presença de oito coordenadores locais. Foram 24 horas de estudo e muita reflexão sobre:

    • Construção dos PEPPs dos núcleos;
    • Dialogo sobre as estratégias que estão sendo construídas para o alcance das metas: Encaminhamento à EJA e Qualificação Profissional;
    • Analisar o processo de aprendizagem dos educandos nos núcleos;
    • Avaliar as Práticas Alfabetizadoras desenvolvidas nas salas de aula;
    • Refletir e garantir encaminhamentos para as próximas ações do Projeto: Seminário de Práticas, Encontro de Educandos.

Os coordenadores locais tiveram a oportunidade de estudar o texto Modalidades de Aprendizagens, e dialogaram sobre sequência didática e a importância de se preparar atividades que trazem situações de aprendizagem contextualizadas, de forma coerente e coesa.

Merece destaque a apresentação dos Projetos Eco-Político-Pedagógicos (PEPPs) dos núcleos, com uma visão bastante detalhada das comunidades nas quais as turmas estão instaladas:

  • 3 comunidades tradicionais quilombolas, nos municípios de Quissamã, Bacia de Campos e São Francisco do Itabapoana
  • 4 turmas na zona rural, em Sapucaia, Três Vendas, Usina Santa Maria, situadas em Campos dos Goytacazes.
  • 4 turmas de colônias de pescadores em Areal, Areal II, Juturnaiba e Saquarema.

As demais turmas do Polo estão distribuídas em áreas rurais e urbanas, com presença marcante das favelas.

Com a apresentação do PEPP de cada núcleo, foi possível conhecer um pouco da geografia social do Polo Rio de Janeiro.


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