Aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de julho a 2º Formação Continuada de Coordenadores Locais, na cidade de Quissamã, no Rio de Janeiro. A atividade contou com a presença de oito coordenadores locais. Foram 24 horas de estudo e muita reflexão sobre:
- Construção dos PEPPs dos núcleos;
- Dialogo sobre as estratégias que estão sendo construídas para o alcance das metas: Encaminhamento à EJA e Qualificação Profissional;
- Analisar o processo de aprendizagem dos educandos nos núcleos;
- Avaliar as Práticas Alfabetizadoras desenvolvidas nas salas de aula;
- Refletir e garantir encaminhamentos para as próximas ações do Projeto: Seminário de Práticas, Encontro de Educandos.
Os coordenadores locais tiveram a oportunidade de estudar o texto Modalidades de Aprendizagens, e dialogaram sobre sequência didática e a importância de se preparar atividades que trazem situações de aprendizagem contextualizadas, de forma coerente e coesa.
Merece destaque a apresentação dos Projetos Eco-Político-Pedagógicos (PEPPs) dos núcleos, com uma visão bastante detalhada das comunidades nas quais as turmas estão instaladas:
- 3 comunidades tradicionais quilombolas, nos municípios de Quissamã, Bacia de Campos e São Francisco do Itabapoana
- 4 turmas na zona rural, em Sapucaia, Três Vendas, Usina Santa Maria, situadas em Campos dos Goytacazes.
- 4 turmas de colônias de pescadores em Areal, Areal II, Juturnaiba e Saquarema.
As demais turmas do Polo estão distribuídas em áreas rurais e urbanas, com presença marcante das favelas.
Com a apresentação do PEPP de cada núcleo, foi possível conhecer um pouco da geografia social do Polo Rio de Janeiro.
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