Gestão compartilhada e a prática em sala de aula na Formação Continuada do Polo RJ

 1ª Formação Continuada de Monitores e Coordenadores do Polo RJ, em maio de 2014

1ª Formação Continuada de Monitores e Coordenadores do Polo RJ, em maio de 2014

Socialização das ações iniciais das turmas de alfabetização sobre o perfil dos educandos, a prática de sala de aula e sua articulação com o marco referencial do Projeto Eco-Político-Pedagógico (PEPP) do MOVA-Brasil. Estes foram alguns dos assuntos abordados durante a 1ª Formação Continuada de Monitores e Coordenadores do Polo Rio de Janeiro. Os encontros aconteceram no sítio Juvak, município de Tanguá, nos dias 29 e 30 de maio. Participaram nove coordenadores de núcleo e 118 monitores.

No primeiro dia, pela manhã, no auditório, houve o acolhimento de todos os colaboradores, com dinâmica, levantamento de expectativas e muita disposição para compreender melhor o processo de alfabetização de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos  do educador Paulo Freire.

Ainda no dia 29, a equipe da área administrativa do polo fez uma exposição dialogada sobre aspectos fundamentais para o bom funcionamento do Projeto, com um exercício de compartilhamento da gestão com todos os monitores e coordenadores presentes. Foram apresentadas as orientações sobre a elaboração do livro com as histórias de vida dos educandos desta etapa.

A formação também abordou os seguintes temas:

  • análise e diálogo sobre a da organização dos portfólios dos educandos;
  • oficina sobre possibilidades de intervenção no processo de alfabetização dos educandos do Projeto;
  • atualização do PEPP contemplando as dimensões social, política, cultural, socioambiental, socioeconômica e pedagógica.

Nas avaliações orais e escritas, pode-se verificar a satisfação dos participantes pelo fato de serem abordadas questões fundamentais para o aprofundamento e redimensionamento da prática alfabetizadora desenvolvida nas turmas, com troca de experiência, debate e esclarecimentos sobre as dúvidas apresentadas, bem como a transparência quanto ao uso dos recursos financeiros do Projeto.

Confira a galeria de fotos


0 Comentários

Deixe o seu comentário!