Unindo horizontes, resgatando sonhos

Mobilizacao_Visitadonucleo_aresidênciadoseducandos

Visita do Núcleo Unindo Horizontes em São Francisco do Itabapoana.

Entendendo a importância da educação para a transformação da sociedade, as monitoras e a coordenadora local do núcleo Unindo Horizontes “arregaçaram as mangas” e foram para as ruas mobilizar os educandos(as).

Mobilizacao_MonitoraseCoordenadoraNucleoUnindoHorizonte_mobilizacao_comunidadeGuaxindiba

Monitoras e coordenadora do núcleo mostraram compromentimento com o Projeto.

Refletindo sobre a citação de Paulo Freire, “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”, o grupo visitou a casa de educandos cadastrados que não compareceram à sala de aula. O objetivo é incentivá-los a retomarem seus sonhos há muito tempo adormecidos, como aprender a ler e escrever.

m

m

m

m

m

“Além de visitar educandos e educandas já cadastrados, percorremos as ruas de porta em porta, apresentando o Projeto e convidando para que todos contribuam na divulgação e, no caso dos analfabetos identificados, que participem das aulas.

A princípio tivemos dificuldades para que as pessoas se declarassem como analfabetas, mas ao longo da caminhada agregamos novos colaboradores para a mobilização, que se interessaram e foram incentivando os demais.

Ouvimos, também, alguns relatos comoventes, como de um casal de analfabetos que cuida dos netos enquanto os filhos estão presos. O senhor alega que os filhos são inocentes, mas que não consegue resolver nada porque não tem conhecimento para tal. Depois de desabafar toda sua angústia, já com o semblante mais tranquilo, ele disse que iriam ver como resolviam a questão dos netos para poderem estudar.

A cada cadastro novo e confirmação do comprometimento dos já cadastrados em irem estudar, os integrantes do núcleo vibravam! Os educandos já frequentes também assumiram o compromisso de buscar os novos durante a primeira semana para que se animassem.”  (Fabiana Barreto, coordenadora local)

Mobilizacao_NucleoUnindoHorizonte_fazendocadastro_novoseducandos

A mobilização teve como um de seus objetivos o cadastro de novos educandos.

Seguindo o princípio de Paulo Freire “Me movo como educador porque primeiro me movo como gente”, a equipe do núcleo Unindo Horizontes, que atende o município de São Francisco do Itabapoana, vem trabalhando para contribuir com a redução do analfabetismo no município.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!