Desvendando o território, desvelando o olhar

leitura_Educanda_turmaAmor_AtafonaSaoJoaodaBarra_nucleoSolNascente

Turma Amor; Atafona, São João da Barra – Núcleo Sol Nascente.

Com o início das aulas em junho de 2015, a 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil segue contribuindo para a construção de uma educação emancipadora, que reconheça e valorize os sujeitos e suas histórias. Para isso, propõe atividades como “Quem sou eu?” e “História de Vida”; que contribuem para traçar o perfil dos(as) educandos(as) atendidos(as) pelo Projeto.

Após a caracterização dos sujeitos os monitores partem para o debate sobre o território, onde colhem num primeiro momento as percepções de cada educando sobre a comunidade onde a turma está inserida. A partir de atividades como o corpo e/ou muro das lamentações, a turma faz o levantamento das situações significativas, ou seja, das potencialidades e desafios a serem enfrentados.

leitura_pesquisadecampo_turma_araruama_nucleosolnascente

Pesquisa de campo da turma Araruama; Núcleo Sol Nascente.

De posse desse primeiro levantamento a turma se prepara para a incursão no bairro, construindo questionários e mapeando onde será realizada a pesquisa de campo, para confirmar, retirar e/ou acrescentar situações significativas previamente listadas. Este movimento de saída a campo possibilita ampliar o conhecimento dos educandos sobre o próprio bairro, mostrando-lhes outras visões sobre a mesma realidade.

No retorno à sala de aula após a pesquisa, monitor e educandos retomam o debate sobre as situações significativas, fazendo a tabulação dos dados coletados e colocando suas impressões sobre o que vivenciaram, como comentaram os educandos da turma Perseverança, da comunidade São Bernardo (Núcleo Interação – Belford Roxo) durante a apresentação do cartaz que fizeram a partir da Leitura do Mundo:

Coloquei a foto do teatro porque nunca fui em um, acho lindo e gostaria de ir. Aqui são as fotos das ruas cheias de buraco, feias. Teria que mudar. Se pagamos impostos, temos direito a ruas direitas, limpas, sem lixo e sem vala aberta.” (Luiz Claudio dos Santos Silva)

Precisa de mais polícia para todos poder viver em paz. De cinema para levar meu filho, se divertir. E aqui não tem hospital, o que tem tá fechado e uns dizem que é por conta de obra, mas não estão fazendo nada nele.” (Claudinei Rosa da Silva)

leitura_Educandos_turma_Perseveranca_SaoBernardo_monitoraLeilaCastilho_nucleoInteraçãoBelfordRoxo

Educandos da turma Perseverança e a monitora Leila Castilho apresentam cartaz produzido a partir da Leitura do Mundo.

Esgotada a análise dos dados, a turma define seu Tema Gerador e subtemas a serem estudados ao longo da etapa, bem como a elaboração das possíveis mobilizações a serem realizadas de forma a sanar problemas específicos apontados durante a Leitura do Mundo.

Assim, com seu currículo de estudo e mobilizações desenhados, o grupo organiza sua Festa Comunitária Cidadã e socializam o resultado de sua pesquisa com a comunidade, para que juntos se empenhem na construção de uma nova realidade.

leitura_NucleoSolNascente_oficinaconstrucaoatividades_apartirdostemasgeradores

Oficina de construção das atividades a partir dos Temas Geradores; Núcleo Sol Nascente.

Para garantir que as atividades propostas em sala de aula estejam de acordo com a proposta metodológica do Projeto e contextualizadas com os temas e subtemas tirados na Leitura do Mundo durante as Formações Semanais, as coordenações locais têm realizado oficinas de elaboração de atividades relacionadas a eles.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!