Investigação, reflexão e ação – MOVA-Brasil construindo novas realidades

Festa Cidadã Turma Nova História 02

Festa Cidadã da Turma Nova História (RJ).

O Projeto MOVA-Brasil é um convite para todos e todas que acreditam que a realidade é passível de mudança e que não têm medo de arregaçar as mangas e ir a luta por seus sonhos, por seus direitos e pela melhoria do ambiente em que vivem.

Assim, monitoras e monitores que compreenderam e abraçaram a proposta metodológica do Projeto, desenvolvem um trabalho de alfabetização pautado na Leitura do Mundo. Despertam, ao longo do processo de ensino aprendizagem o senso crítico de educandas e educandos, ao mesmo tempo que os motiva, junto com parceiros locais e comunidade, a se engajarem em ações que promovam mudanças significativas no bairro onde residem.

Essa aliança em prol da reconstrução da realidade se dá durante o processo de instalação da turma, quando se inicia o movimento de agregar parcerias e mobilizar educandos e educandas pela comunidade. Segue na investigação das situações significativas (Leitura do Mundo), que envolve a pesquisa de campo com entrevistas a moradores e lideranças. E prossegue na realização da Festa Comunitária Cidadã, que promove o diálogo reflexivo de todos esses sujeitos em torno da realidade observada e das propostas de ações para sanar alguns problemas detectados.

Festa Cidadã Turma Nova História 05

Maquete do bairro – Festa Cidadã da Turma Nova História

Podemos destacar, como exemplo desta construção coletiva, a turma Nova História/Parque Samar, do Núcleo Maxambomba (RJ), que promoveu em sua Festa Comunitária Cidadã uma enquete apresentando uma reflexão sobre educação ambiental, uma encenação de consequências do ato de jogar lixo na rua e, confecção de uma maquete do bairro, utilizando material reciclado, sinalizando os focos de lixo.

Na ocasião, tematizaram sobre a proposta de realização de mobilização, por meio de abaixo assinado, para que o morro onde parte dos educandos da turma reside e funciona o Centro de Recuperação Porta Estreita, seja incluído nas obras de infraestrutura. Estas situações significativas foram levantadas na Leitura do Mundo.

“Lembro da fala dos educandos oriundos do Centro de Recuperação, dizendo que não queriam perder essa oportunidade que o projeto os estava dando, pois ninguém nunca havia dado tanta atenção e importância a eles.” (Valéria Cunha, Coordenadora Local do Núcleo Maxambombo, relatando sobre a Festa Comunitária Cidadã.)

Núcleo Sol Nascente em apoio a Campanha da Turma Amor,Atafona

Núcleo Sol Nascente, em apoio a Campanha da Turma Amor/Atafona.

Slogan Campanha SOS AtafonaNa turma Amor/Atafona – São João da Barra, do Núcleo Sol Nascente (RJ), a partir da Leitura de Mundo, criaram uma campanha SOS Atafona, que busca promover o debate sobre os problemas ambientais que estão afetando a comunidade, que sofre com o avanço do mar sobre as residências, e mobilizar a mesma em busca de soluções para enfrentamento do previsto desabrigamento dos moradores, que não tardará a chegar.

Essas são pequenas amostras de como a metodologia do Projeto MOVA-Brasil alcança além das salas de aula, onde educandos e educandas aprendem a ler e escrever criticamente, envolvendo, também, diversos segmentos para seu desenvolvimento, contribuindo para que as turmas atendidas construam novas realidades.

“Quem tem muito pouco, ou quase nada merece que a escola lhe abra horizontes”. (Emília Ferreiro)

O MOVA-Brasil possibilita vislumbrar o horizonte, com um novo olhar, de um ser ciente de seu papel no mundo e capaz de modificar sua própria vida.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!