Polo Rio de Janeiro avalia suas práticas

III FCMC Oficina

Oficina durante a Formação.

A III Formação Continuada Mensal com coordenadores(as) locais do Polo Rio de Janeiro foi realizada entre 8 e 10 de setembro, em Santa Teresa. A Formação teve início com a avaliação dos instrumentos de sistematização e monitoramento dos monitores(as) e da Coordenação Local, em que cada coordenador(a) pôde avaliar os instrumentos de outro núcleo, pontuando as dificuldades e propondo estratégias para o enfrentar as dificuldades no registro das ações.

Como forma de aprofundar o conhecimento da equipe de Coordenação Local sobre as bases filosóficas de Paulo Freire, a equipe do polo promoveu a leitura e o debate do capítulo “Paulo Freire: um pensamento nascido da vida”, do livro Paulo Freire para Educadores, de Vera Barreto. Durante o debate, o grupo refletiu sobre a visão freiriana que permeia o Projeto.

fotos formação mensal

A visão freiriana da educação permeou todas as discussões.

Essa visão freiriana para a prática foi traduzida com uma oficina de planejamento de atividades contextualizadas que dialogam com ações de intervenção e mobilização e vivenciam a corporificação da palavra pelo exemplo, na qual as ações refletem os discursos; ou seja, o processo de ensino-aprendizagem deve possibilitar o desenvolvimento crítico e autônomo dos indivíduos. Neste sentido, as propostas didáticas precisam dialogar com as questões sociais que se apresentam no ambiente onde funcionam as salas de aula, por meio de reflexões e ações práticas.

III FCMCavaliação de instrumentos

Avaliação de instrumentos.

Foram revisitadas também as orientações para elaboração dos portfólios, na perspectiva de um acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem nas turmas do Projeto no Polo Rio de Janeiro mais rigoroso por parte dos coordenadores locais.

m

m

m

Ao final da Formação foi realizada a socialização da construção dos Encontros de Educandos, Seminário de Práticas e outras ações que ocorreram nos núcleos.

III FCMC debate

Debate durante a Formação.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!