Estudo e Práticas Alfabetizadoras nas Formações de Núcleo

Monitoras em atividade de leitura - Núcleo S. Francisco - 8

Monitoras em atividade de leitura (Núcleo São Francisco).

Na manhã do dia 9 de outubro, o Núcleo São Francisco de Itabapoana organizou sua pedagógica com a presença da coordenadora do núcleo e 14 monitoras. O encontro foi realizado no salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, das 8h ao meio-dia.

Na reunião, monitoras e coordenadora local leram e refletiram sobre capítulo 5 (Contexto nacional e internacional da educação de adultosdo Caderno de Formação de Educação de Adultos, do MOVA-Brasil, que apresenta um breve histórico da EJA no Brasil e em outros países. A leitura foi intercalada com observações e análises sobre a situação da EJA de uma maneira geral e, mais especificamente, da EJA de São Francisco.

O grupo demonstrou grande preocupação sobre a continuidade dos estudos dos educandos(as) do MOVA, porque houve fechamento de muitas salas de EJA no município. Fabiana Barreto, coordenadora do núcleo, disse que está dialogando com as autoridades da educação municipal no sentido de garantir a oferta de vagas para os educandos(as) do MOVA em 2016.

Uma das estratégias do grupo de educadoras para garantir a oferta de EJA no próximo ano é aumentar o diálogo com as autoridades locais por meio de reuniões-convite, para que essas pessoas participem de algumas atividades do Projeto MOVA-Brasil, como o Encontro de Educandos e Educandas, o Seminário de Práticas Alfabetizadoras e as Formaturas.

Apresentação de Sonimara no Seminário de Práticas - 2

Apresentação de Sonimara no Seminário de Práticas.

Já na parte da tarde (das 14h às 18h), as monitoras do Núcleo São Fidelis apresentaram um pouco do trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário de Práticas Alfabetizadoras do Núcleo, realizado no auditório do Centro Integrado de Educação Pública (CIEPE), na região central de São Fidelis. O Seminário é um espaço de troca de experiência, de avaliação e de autoavaliação. Trata-se de um espaço privilegiado de formação, uma vez que atividades realizadas em cada sala de alfabetização são trazidas para uma reflexão coletiva por meio dos relatos apresentados pelos educadores.

m

m

m

Antes de as monitoras iniciarem suas apresentações, Paulo César (coordenador do núcleo) fez algumas considerações sobre o caráter do Seminário de Práticas Alfabetizadoras, destacando o aspecto formativo e colaborativo dessa atividade e incentivando o debate franco e fraterno entre as educadoras.

Paulo César - coordenador do Núcleo S. Fidélis - no Seminário de Práticas

Paulo César (coordenador do Núcleo São Fidélis) durante o Seminário de Práticas.

Hilda Borba, Sonimara Rocha e Nayara Pereira apresentaram suas práticas alfabetizadoras, dando destaque à relevância do assunto para a comunidade e o trabalho com o Tema Gerador “Políticas Públicas” e o subtema “Saúde Pública”. Elas relataram como foi a participação de educandas e educandos no desenvolvimento das atividades de matemática, leitura e escrita, iniciando com Círculos de Cultura e terminando com elaboração de cartazes e resolução de problemas matemáticos sobre a saúde pública nas comunidades onde funcionam as turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil.

Galeria de imagens:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!