Outra Economia acontece nas turmas do Projeto MOVA-Brasil no RN

No Polo RN, o Projeto MOVA-Brasil Desenvolvimento & Cidadania tem trabalhado para alfabetizar jovens, a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos, sem limite de idade, e gerar renda por meio da Economia Solidaria e o empreendedorismos.

Com o incentivo aos monitores e coordenadores locais, o projeto mobiliza os educandos (as) das salas de aula a desenvolverem suas habilidades artísticas, principalmente,  com os que já desenvolveram o seu produto conforme a cultura de sua região e que ainda não conseguiram legalizar e vender esses produtos.
O Governo Federal, em 2003, criou a Secretaria Nacional de Economia Solidária que está implementando o Programa Economia Solidária em Desenvolvimento. Sua finalidade é promover o fortalecimento e a divulgação da Economia Solidária mediante políticas integradas, visando ao desenvolvimento por meio da geração de trabalho e renda com inclusão social.

A LEI Nº 8.798, de 22 de fevereiro de 2006, instituiu a Política Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária no Estado do Rio Grande do Norte. Não são poucos os que tiveram que lidar com as dificuldades, como conciliar os estudos e o trabalho,vivendo em contexto familiares,muitas vezes, marcados pela pobreza, pelo alcoolismo, pela violência doméstica, o abandono e a falta de condições para dar continuidade aos estudos.

No Brasil, a Economia Solidaria surge nos anos 80, em resposta ao capitalismo industrial, onde os trabalhadores, sob a forma de associativismo e cooperativismos, já vinham abrindo novas perspectivas de trabalho com valores autogestionários na perspectiva de que outra economia acontecesse no Brasil. Essas experiências estão disseminando nas áreas rurais e urbanas, e, atualmente, a Economia Solidaria vêm se organizado em Fóruns locais e regionais, tendo como referência o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Nesse contexto, o Projeto MOVA-Brasil tem buscado parceiros para a organização de educandos e educandas na busca de uma forma alternativa de geração de renda com solidariedade. Um grande parceiro já presente neste movimento é o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Este parceiro tem contribuído conosco com realização de palestras para os monitores e coordenadores locais, como também está se propondo a realizar todo o acompanhamento e assessoramento para os futuros projetos.

No mês de agosto foi realizada uma reunião com o SEBRAE do RN que teve a presença das gerências do estado, sendo a Coordenadora de Responsabilidade Social de Natal, a Sr.ª Sandra Martins, o Sr. João Vidal, Gerente do Município de Mossoró, o Sr. Robson Matos, representante do Território em Mossoró e Assú, e o Sr. Fernando Leitão, Gerente da Unidade de Assú, a Coordenadora Estadual do Projeto MOVA – Brasil, Josileide Silveira, e o Articulador Social, Jailson Morais.

Na reunião, foi reafirmado o compromisso com a parceria, sendo acertado que iremos trabalhar com dez grupos no RN. Em Mossoró, com seis grupos: os Assentamentos de São Romão na Maísa, no Assentamento do Sabiá e Sombreiro, no Município de Upanema, no Assentamento Paulo Freire e na Penitenciaria Estadual, onde temos duas turmas. No Município de Alto do Rodrigues no entorno da UTE Jesus Soares Pereira, o grupo dos ciganos, no Município de Macau e estaremos escolhendo mais dois em outros Municípios.

O trabalho foi iniciado pelo grupo dos ciganos, com uma reunião bastante proveitosa. A sugestões deles é que se crie uma associação para que se possa divulgar a sua cultura, e seja criados produtos (roupas e bijuteria) com características ciganas. A iniciativa terá o suporte de um design do SEBRAE para a criação das peças.

Também já foi realizada uma primeira reunião no Alto do Rodrigues, no Assentamento de São Romão.

A perspectiva é que sejam criadas cooperativas e associações com os educandos e educandas do Projeto MOVA- Brasil e seus familiares, conforme a necessidade de cada grupo.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!