Violência e segurança são Temas Geradores no Núcleo Natal II, do Polo Rio Grande do Norte

Turma do Planalto, da monitora Joelma Coutinho, com construção de cartazes sobre as potencialidade e necessidades da comunidade

Turma do Planalto, da monitora Joelma Coutinho, com construção de cartazes sobre as potencialidade e necessidades da comunidade

As turmas da monitora Maria dos Anjos, da comunidade da Praia do Meio, e da monitora Joelma Coutinho, da comunidade do Planalto, construíram os mapas (levantamento dos Temas Geradores) dessas regiões a partir do olhar dos educandos. Por meio da oralidade, as turmas (pertencentes ao Núcleo Natal II) refletiram sobre as necessidades e potencialidades locais, com atividades realizadas no dia 29 de maio.

Apesar de não ter sido possível realizar a saída a campo, devido à resistência dos educandos por causa da violência do bairro, a leitura da realidade foi desenvolvida na turma por meio do debate, de forma a garantir o aprofundamento do mundo lido, sensibilizando os educandos e trazendo para sala de aula um diálogo para a escolha do Tema Gerador e subtemas a serem desenvolvidos durante o projeto.

O Tema Gerador escolhido por ambas as turmas foi cidadania, pois, após as reflexões e debates, os educandos se perceberam excluídos de muitos de seus direitos como cidadãos.

O subtema do mês de maio da turma da comunidade da Praia do Meio foi violência, por causa do alto índice de casos violentos vinculados ao uso e tráfico de drogas. O subtema do Bairro do Planalto foi segurança, devido à falta de policiamento e frequentes assaltos a qualquer hora do dia.

Esses relatos foram expressos em cartazes e textos coletivos expostos durante a Festa Comunitária Cidadã de cada turma.

A partir da socialização dos dados e informações obtidos na Leitura do Mundo, por meio da Festa Comunitária Cidadã, as turmas fizeram o planejamento das mobilizações para, juntos, dialogarem sobre as realidades vivenciadas nas dimensões sociais, ambientais, culturais, políticas e econômicas, com o objetivo de ressignificar as reflexões críticas de tais realidades e construir propostas de intervenção social nas respectivas comunidades.

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