Realidade em Pauta

Para garantir um processo de aprendizagem com foco numa alfabetização para cidadania, as turmas do Projeto MOVA-Brasil Polo Rio de Janeiro se debruçaram sobre a Leitura de Mundo em suas comunidades em busca de uma percepção ampliada da realidade onde estão inseridas, construindo, assim, um currículo que espelha os anseios dos(as) educandos(as) e demais moradores(as) do bairro, e subsidia a reflexão e aprofundamento sobre as causas das situações significativas levantadas (problemas diagnosticados). Além de auxiliar na construção de possíveis estratégias para a resolução das mesmas.

Por meio desta construção coletiva, que provoca os(as) educandos(as) a assumirem uma postura de sujeitos atuantes é possível verificar as trocas de saberes e aquisição de conhecimento, no que tange a apreensão da leitura, escrita e matemática, quando se propõe conteúdos ligados ao contexto da realidade de cada sala de aula.

É com este espírito de coletividade que educandos(as) traçam as mudanças necessárias em suas realidades, reivindicando seus direitos por meio de abaixo assinados, Audiências Públicas, ofícios ao poder público e tantas outras formas reivindicativas que têm permeado a ação das turmas em um processo de alfabetização nas salas do projeto MOVA-Brasil, espalhadas nos 21 municípios atendidos pelo Polo Rio de Janeiro.