Organização

Para concretizar suas ações e metas sociais, o Projeto MOVA-Brasil desenvolve parcerias com uma multiplicidade de organizações:

  • Movimentos de catadores, jovens e mulheres
  • Associações de bairros e moradores, assentamentos, agentes comunitários de saúde
  • Rádios comunitárias e fóruns, conselhos comunitários de saúde e educação
  • Federações, sindicatos, associações e centros de apoio a trabalhadores rurais e agricultores familiares
  • Cáritas diocesanas, centros espíritas, Comissão Pastoral da Terra, Igrejas evangélicas e católicas
  • Secretarias estaduais e municipais de Educação e Agricultura, a Secretaria Estadual da Pesca, Secretarias Municipais de Ação Social e Saúde
  • Serviços públicos, câmaras de vereadores e complexos penais
  • Movimentos de jovens, de mulheres, de pessoas da terceira idade e de catadores de resíduos sólidos;
  • Associações comunitárias;
  • Movimentos de luta pela terra;
  • Movimentos pela moradia;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Movimento Negro;
  • Agentes comunitários de saúde;
  • Movimentos ambientalistas;
  • Artesãos;
  • Rádios comunitárias e fóruns de economia solidária;
  • Fóruns de EJA;
  • Federações de trabalhadores da agricultura familiar;
  • Cooperativas;
  • Sindicatos de trabalhadores rurais;
  • Cáritas diocesanas;
  • Centros espíritas;
  • Comissão Pastoral da Terra;
  • Igrejas (evangélicas e católicas);
  • Redes Cidadãs (de economia solidária, de educação);
  • Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Agricultura;
  • Secretaria Estadual da Pesca;
  • Secretarias Municipais de Ação Social, de Saúde e de Serviços Públicos;
  • Câmara de Vereadores;
  • Centros de Atenção Psicossocial;
  • Instituições de atendimento socioeducativo, etc.

Os parceiros contribuem para a garantia das contrapartidas da instalação de núcleos e turmas. Divulgam o Projeto nas bases locais, organizam a demanda de educandos, sugerem educadores populares para o processo de seleção, viabilizam espaços adequados para o funcionamento das salas de aula, bem como apoiam as lutas dos educadores e dos educandos no movimento de cidadania e intervenção social para garantir direitos básicos.

Esses parceiros acompanham o desenvolvimento do Projeto na localidade. Tais parcerias têm papel fundamental como motivadoras dos educandos na participação, na avaliação coletiva dos trabalhos desenvolvidos e no fortalecimento de suas lutas e de suas comunidades, à medida que se conscientizam e reivindicam seus direitos na sociedade.

Estrutura do Projeto

O projeto está organizado por um Comitê Gestor constituído pelos três parceiros: IPF, FUP e Petrobras. A estrutura compreende uma coordenação técnico-pedagógica nacional, polos, núcleos e turmas.

Formação

Formação inicial e continuada.

A formação em escala nacional é realizada para Coordenação Pedagógica Nacional, Coordenadores de polo, Assistentes pedagógicos e Auxiliares administrativos. A formação em escala estadual é realizada para coordenadores locais e monitores nos polos nos quais o projeto atua (AL, AM, BA, CE, MA, MG, PE/PB, RJ, RN e SE ). Em escala local a formação é realizada para monitores, nos núcleos, e para educandos nas turmas.

A formação inicial enfoca os objetivos, metodologia, estrutura e funcionamento do projeto, contexto e políticas de EJA.

A formação continuada enfoca as orientações sobre a metodologia freiriana, subsídios referentes à leitura e à escrita, à avaliação, ao projeto político pedagógico, à valorização dos saberes cotidianos e à troca de experiências.

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