Para concretizar suas ações e metas sociais, o Projeto MOVA-Brasil desenvolve parcerias com uma multiplicidade de organizações:
- Movimentos de catadores, jovens e mulheres
- Associações de bairros e moradores, assentamentos, agentes comunitários de saúde
- Rádios comunitárias e fóruns, conselhos comunitários de saúde e educação
- Federações, sindicatos, associações e centros de apoio a trabalhadores rurais e agricultores familiares
- Cáritas diocesanas, centros espíritas, Comissão Pastoral da Terra, Igrejas evangélicas e católicas
- Secretarias estaduais e municipais de Educação e Agricultura, a Secretaria Estadual da Pesca, Secretarias Municipais de Ação Social e Saúde
- Serviços públicos, câmaras de vereadores e complexos penais
- Movimentos de jovens, de mulheres, de pessoas da terceira idade e de catadores de resíduos sólidos;
- Associações comunitárias;
- Movimentos de luta pela terra;
- Movimentos pela moradia;
- Organizações Não Governamentais (ONGs);
- Movimento Negro;
- Agentes comunitários de saúde;
- Movimentos ambientalistas;
- Artesãos;
- Rádios comunitárias e fóruns de economia solidária;
- Fóruns de EJA;
- Federações de trabalhadores da agricultura familiar;
- Cooperativas;
- Sindicatos de trabalhadores rurais;
- Cáritas diocesanas;
- Centros espíritas;
- Comissão Pastoral da Terra;
- Igrejas (evangélicas e católicas);
- Redes Cidadãs (de economia solidária, de educação);
- Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Agricultura;
- Secretaria Estadual da Pesca;
- Secretarias Municipais de Ação Social, de Saúde e de Serviços Públicos;
- Câmara de Vereadores;
- Centros de Atenção Psicossocial;
- Instituições de atendimento socioeducativo, etc.
Os parceiros contribuem para a garantia das contrapartidas da instalação de núcleos e turmas. Divulgam o Projeto nas bases locais, organizam a demanda de educandos, sugerem educadores populares para o processo de seleção, viabilizam espaços adequados para o funcionamento das salas de aula, bem como apoiam as lutas dos educadores e dos educandos no movimento de cidadania e intervenção social para garantir direitos básicos.
Esses parceiros acompanham o desenvolvimento do Projeto na localidade. Tais parcerias têm papel fundamental como motivadoras dos educandos na participação, na avaliação coletiva dos trabalhos desenvolvidos e no fortalecimento de suas lutas e de suas comunidades, à medida que se conscientizam e reivindicam seus direitos na sociedade.
Estrutura do Projeto
O projeto está organizado por um Comitê Gestor constituído pelos três parceiros: IPF, FUP e Petrobras. A estrutura compreende uma coordenação técnico-pedagógica nacional, polos, núcleos e turmas.
Formação
Formação inicial e continuada.
A formação em escala nacional é realizada para Coordenação Pedagógica Nacional, Coordenadores de polo, Assistentes pedagógicos e Auxiliares administrativos. A formação em escala estadual é realizada para coordenadores locais e monitores nos polos nos quais o projeto atua (AL, AM, BA, CE, MA, MG, PE/PB, RJ, RN e SE ). Em escala local a formação é realizada para monitores, nos núcleos, e para educandos nas turmas.
A formação inicial enfoca os objetivos, metodologia, estrutura e funcionamento do projeto, contexto e políticas de EJA.
A formação continuada enfoca as orientações sobre a metodologia freiriana, subsídios referentes à leitura e à escrita, à avaliação, ao projeto político pedagógico, à valorização dos saberes cotidianos e à troca de experiências.
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