Impactos Sociais

Impactos Sociais

Durante esses doze anos de atuação nos 12 Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, o Projeto MOVA-Brasil contribuiu para a diminuição do analfabetismo no País e a inserção de seus participantes no mundo do trabalho. Foram mais de 250 mil educandas e educandos atendidos. A seguir, algumas ações recentes de grande impacto social desenvolvidas por cada polo.

Polo Alagoas: Ação de sustentabilidade em Pilar

O Núcleo de Pilar, em parceria com a prefeitura municipal, organizou a limpeza da Lagoa Manguaba. A ação foi no dia 29 de maio de 2012 e resultou na sensibilização da comunidade local para cuidar da água de um bem comum tão importante, que é a lagoa. A ação mobilizou todos os educandos do Núcleo.

Polo Amazonas: O exercício da cidadania

Em 2012, no Núcleo Pedra Pintada/Itacoatiara, foi realizada a grande ação denominada Mova Sua Cidadania, como parte do conjunto de ações promovidas pela Festa Comunitária Cidadã. No mês de junho, juntamente com os parceiros, foram expedidos solicitações de documentos pessoais, houve palestras, apresentações culturais, atendimento médico, entre outros.

Polo Bahia: Agricultura Familiar

Foi realizada a filiação de educandas e educandos de todos os núcleos do polo ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF / Safra). A ação envolveu mais de mil educandas(os).

Polo Ceará: Alfabetização Digital

Os Núcleos Vale do Jaguaribe e de Paracuru promoveram um rico processo de inclusão digital das educandas e educandos, por meio de um projeto denominado Alfabetização Digital. Em 2012, a partir das discussões em sala de aula, durante a problematização do tema gerador “desemprego”, surgiram alguns questionamentos em relação à informática e a curiosidade das(os) educandas(os) sobre o termo “inclusão digital”. O projeto envolveu cerca de 400 educandas(os).

Polo Maranhão: Campo de Direitos

O Polo Maranhão tem uma caminhada ao lado do Movimento dos Atingidos por Barragens, a exemplo das turmas do núcleo Parnarama, região do Médio Parnaíba, em que grandes investimentos estão sendo feitos para construção de barragens de pequeno e médio porte. Nessas comunidades camponesas do Maranhão, a alfabetização chega para contribuir com a organização social das famílias e comunidades atingidas na luta pela garantia de direitos.

Polo Minas Gerais: Universidade nos Assentamentos

As turmas localizadas nos assentamentos e acampamentos, no Norte do Estado, foram acompanhadas pelo Observatório do Campo, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Núcleo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (Nepeja). O acompanhamento previu a utilização do material didático elaborado a partir das experiências das turmas dos assentamentos. O trabalho ocorreu no ano de 2011 e envolveu as(os) educandas(os) de todas as turmas localizadas nos assentamentos e acampamentos.

Polo Pernambuco/Paraíba: Atuação no Sistema Prisional

Desde 2008, o Estado de Pernambuco aceitou o desafio de instalar turmas no sistema prisional. A primeira experiência ocorreu na Escola Joel Pontes, dentro do Presídio Aníbal Bruno e oito turmas foram instaladas. A avaliação da experiência do MOVA-Brasil foi tão positiva, que a própria direção da escola, juntamente com Dr. Ailton Alfredo (Juiz de Direito) e outros parceiros, divulgaram o Projeto a outras instituições do sistema e articularam, em 2010, a ampliação para 35 turmas no sistema prisional no Estado.

Polo Rio de Janeiro: Debate a metodologia do MOVA-Brasil com a EJA de São João do Meriti

A partir de uma parceria que crescia desde 2011 junto à DEJA (Divisão de Educação de Jovens e Adultos), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João de Meriti, o Projeto MOVA-Brasil obteve um espaço no evento Oficinas e Palestra EJA no Contexto da Diversidade, realizado no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 132 – Município de São João Bosco, com o objetivo de aproximar as(os) professoras(es) da EJA da rede da metodologia utilizada no MOVA-Brasil.

A equipe de coordenação do polo ministrou três oficinas: Trabalhando com Tema Gerador, Educação Matemática, Alfabetização e Diversidade. Estas oficinas aconteceram em 2012 e procuraram atender às temáticas que permeavam as realidades das turmas da EJA do município, ouvindo as expectativas dos participantes, apresentando o Projeto e sua forma de trabalho na prática de sala de aula.

Polo Rio Grande do Norte: Formação Profissional

O polo Rio Grande do Norte, por meio de uma parceria com o Instituto de Educação e Tecnologia do Estado, promoveu a inclusão de 50 educandas(os) do Projeto MOVA-Brasil no Curso de Instalação Hidráulica, em dezembro de 2012. Esta foi mais uma ação de inclusão social e criação de oportunidades para a ampliação das possibilidades de exercício da cidadania promovida pelo Projeto.

Polo São Paulo: Inclusão de população carcerária

A fim de desenvolver um trabalho de alfabetização que também atendesse à população carcerária, o Instituto Paulo Freire (IPF), a Petrobras, por intermédio do Programa Fome Zero, e de uma parceria entre a Fundação de Amparo ao Preso Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), localizada no Estado de São Paulo, realizou o Projeto MOVA-Brasil em diversos municípios do Estado e atendeu alunos de 90 presídios. A terceira fase deste Projeto foi desenvolvida por meio desta parceria, tendo em vista que a FUNAP era o órgão responsável pela educação nos presídios do Estado e também por estar ligada à Secretaria de Administração Penitenciária.

Polo Sergipe: Ações de sustentabilidade

Foram realizadas algumas atividades que envolveram a criação de hortas comunitárias nos povoados de Pirajá, Tamburil e Simão Dias. Também foi feita a coleta seletiva de lixo no bairro Quintalé, em Laranjeiras. No município de Laranjeiras houve ainda intervenção social contra a violência, com trabalho de ressocialização de educandas(os) envolvidos com drogas, no bairro Gameleiro, e a realização de campanha contra violência, no povoado Mussuca, com palestras e exposição de cartazes pela comunidade

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