
Articulador Social, Vadinho, na abertura da Festa Comunitária do povoado São Vicente, do núcleo Desbravadores do Saber.
Ao final do mês de julho e início de mês de agosto as turmas que compõem o Polo Sergipe realizaram as suas Festas Comunitárias. A atividade proporciona aos educandos o compartilhamento das suas visões sobre a realidade apresentada com a comunidade.
No núcleo Realizando Sonhos (Centro Sul Sergipano), a equipe do Polo esteve presente na Festa Comunitária Cidadã do município de Pedrinhas, que unificou quatro turmas: Mutumbo de Cima, Mutumbo de Baixo, Barbosa e Bela Vista.

Coordenadora Valéria Santos, na Festa Comunitária das turmas do município de Pedrinhas, núcleo Realizando Sonhos.
A festa foi realizada no dia 30 de julho, e estiveram presentes a coordenadora local, Maria Alves; a coordenadora do polo, Valéria Santos; o prefeito, José Antônio Alves (Zé de Bá); o vereador Rogério Almeida; o presidente da Associação, Marcelo Santos Araújo; e o parceiro local, João Apolinário dos Santos.
A Festa Comunitária Cidadã, momento importante para garantir a mobilização de toda comunidade, foi planejada a partir da Leitura do Mundo, na sala, e a saída a campo, quando as(o)s educandas(os) identificaram as potencialidades e os pontos negativos das comunidades. A atividade foi realizada pelas monitoras: Flabizia Santos, Ana Claúdia de Jesus, Joélia Freitas e Mônica dos Santos.
Também no dia 30 de julho realizou-se a Festa Comunitária Cidadã da turma do Distrito Pontal/Indiaroba, núcleo Movendo Vidas (Região Sul). Estiveram presentes a coordenadora local de núcleo, Midiane Melo; a assistente pedagógica, Larissa Carvalho; o parceiro local Ginaldo Lessa (vereador); e os convidados Francisco José Alves Santos (secretário de cultura, esporte e juventude) e Raimundo Vieira (vereador).
A Festa Comunitária Cidadã foi a culminância de todo o processo de Leitura do Mundo, que teve início em sala de aula, e que se estendeu na saída a campo. Com o intuito de despertar os(as) educandos(as) para a cidadania crítica. Na oportunidade, a monitora Janecleide Nascimento apresentou as potencialidades e as fragilidades da comunidade de acordo com o estudo das cinco dimensões estudadas em sala de aula. Houve algumas apresentações culturais, realizadas pelos(as) educandos(as) e por grupos culturais da própria comunidade.

Festa Comunitária da turma da Sede de Indiaroba, da monitora Elaine.
Na Festa Comunitária Cidadã das Turmas de São Vicente I e São Vicente II, do município de Propriá, do Núcleo “Desbravadores do Saber” (Médio Sertão Sergipano) estiveram presentes o coordenador local, Luiz Matheus; o articulador social do Projeto, Genivaldo Santos (Vadinho); a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão; Erionaldo Mota, diretor da Escola Agrícola; o vereador Eudes Guimarães; o presidente da Associação Comunitária do povoado São Vicente, Givaldo Santos; e o parceiro local, Cláudio Simão.
As monitoras, Maria Elisabete e Angélica Dias, deram início à Festa Comunitária Cidadã com a mística “Somo nós que fazemos a vida”, pelas(os) educandas(os). As turmas realizaram a exposição da culinária local e produtos da região, caracterizando as potencialidades da comunidade do Povoado São Vicente e, quanto aos aspectos relacionados as fragilidades, foi apresentado o Tema Gerador “Desemprego” e o subtema “Trabalho”.
Na ocasião, as(os) monitoras(es) também ressaltaram a importância do encaminhamento das(os) educandas(os) para a qualificação profissional e para a EJA. O diretor Erionaldo Mota, prontificou-se em buscar parcerias para realizar a implantação da EJA na comunidade. Após o compartilhamento da Leitura do Mundo referente as cinco dimensões: Social, socioambiental, cultural, política, socioeconômica começará o planejamento para as ações de intervenções na comunidade.