Semana de Ação Mundial (SAM) enriquece o Estudo da Realidade nas comunidades

Formacao inicial de coordenadores locais e monitores

A meta 9, que trata do analfabetismo, foi um dos assuntos abordados.

Na luta por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e inclusiva durante todas as fases da vida para todos! Esta é a chamada da Semana de Ação Mundial (SAM), ocorrida em todo o território nacional nos dias 21 a 27 de junho.Foi assumindo este compromisso que a equipe do polo Minas Gerais se organizou para participar das discussões e atividades propostas (conforme mostra o quadro abaixo).

Formacao inicial de coordenadores locais e monitores2

Formação Inicial de coordenadores locais e monitores.

Nestas ações foi garantida a mobilização de diferentes sujeitos, equipe de polo, coordenadores locais, monitores e educandos, e vale destacar que muitos monitores ficaram sabendo que o PNE (Plano Nacional de Educação) havia sido implementado e que as propostas do PME (Plano Municipal de Educação) estavam sendo discutidas nos municípios em que residem através do envolvimento na SAM.

A visibilidade dada às discussões da SAM, especialmente da Meta 9 (que interessa mais diretamente ao Projeto por tratar da questão do analfabetismo), colaborou para o enriquecimento do Estudo da Realidade que vem sendo desenvolvido nas turmas, uma vez que educandos e coordenadores foram instigados a conhecer as articulações desenvolvidas nos municípios para a elaboração dos planos.

Visita a turma Corrego Fundo (1)

Visita à turma Córrego Fundo.

A equipe pedagógica do polo avalia que o envolvimento e participação na SAM enriqueceu a Leitura do Mundo.

Cronograma de atividades – SAM/2015

Formação Inicial de coordenadores locais (Maio) Apresentação da proposta aos coordenadores locais para participação do polo na SAM (CPN – Rodrigo Silva)
Solicitação de materiais e recebimento dos materiais da SAM (Maio) Coordenação Polo (Andréia Sol)
Formação Inicial de monitores e coordenadores locais (Junho) Apresentação da proposta aos monitores para participação do polo na SAM. Levantamento de propostas para participação dos núcleos nas atividades da SAM. (Assistente pedagógica – Michele Carneiro)
Formação Inicial de monitores e coordenadores locais (Junho) O PNE e as metas da EJA – Participação da Secretária Municipal de Educação de Bocaiúva (Aneuzemira Caldeira e Enderson Carvalho)
Reuniões Semanais (nas sedes dos núcleos), estudo do material da SAM (cartilhas), estudo da Meta 9, preparação das atividades a serem desenvolvidas Nas reuniões dos dias 19/06 e 26/06 coordenadores locais e monitores realizaram estudo, discussão e planejamento sobre as atividades a serem desenvolvidas nas turmas.
Participação de parceiro na reunião semanal para apresentação do processo de construção e aprovação do PME. A reunião semanal do dia 26/06 contou com a participação do parceiro Alex Lemos de Oliveira (Núcleo Grão Mogol) para apresentação do processo de construção e aprovação do PME nos municípios.
Dia 25/06 /2015 – Um ano de implementação do PNE Atividades desenvolvidas nas turmas de alfabetização (nas sedes dos núcleos) Estudo e debate sobre a proposta da SAM nas turmas, estudo da meta 9, atividades de alfabetização de acordo com os estudos desenvolvidos. (Junho)
Envio dos registros ao Polo Coordenadores locais e monitores (Junho/Julho)
Visita turma Alegre

Visita à turma Alegre.