Dona Albertina Maria Cunha: exemplo de força de vontade

2013-10-24_Detalhe_lapis_adaptado

Dona Albertina Maria Cunha, educanda de Manaus (AM).

Quem tem seus pequenos problemas do cotidiano e reclama da vida, precisa conhecer dona Albertina Maria Cunha, aposentada de 67 anos, natural do município de Parintins (AM), atualmente, moradora do bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus (AM).

Dona Albertina sofreu um derrame cerebral que a paralisou o lado direito do corpo. Devido às necessidades, está aprendendo a utilizar a mão esquerda para as mais simples tarefas diárias. O derrame também afetou sua fala, então, ela se comunica com sussurros e gestos. Nunca havia frequentado uma escola e se locomove com a ajuda de suas filhas, em uma cadeira de rodas.

2013-10-24_D_Albertina_atividade realizada

Dona Albertina realiza atividade durante a aula.

No início de 2013, suas filhas Ediza e Eliza a cadastraram na turma do MOVA-Brasil que abriu no bairro, na Unidade de Saúde João Nogueira da Mata, com a monitora Marnizia Dias Ribeiro.

Apesar da distância de mais ou menos um quilômetro, dona Albertina é uma das educandas mais assíduas da turma. Segundo as filhas, fica agitada e gesticula quando se aproxima a hora de ir para a aula, e é visível seu olhar de contentamento quando está com seus colegas educandas(os) realizando as atividades. Quando não pode ir, por não ter quem a leve até a aula, ela fica aborrecida.

2013-10-24_D_Albertina_entre_seus_colegas

Dona Albertina entre seus colegas de turma.

Hoje, dona Albertina, com um lápis ou com giz de cera, envolto com emborrachado para melhor segurá-lo e manuseá-lo, já consegue escrever seu nome com a mão esquerda e pronunciar algumas sílabas nos exercícios de leitura.

Dona Albertina é muito querida e é o maior exemplo de motivação para seus colegas de turma que, apesar de terem suas dificuldades, gozam de boa saúde.

Nós, do Polo Amazonas, gostaríamos de homenagear dona Albertina, símbolo de persistência e força de vontade, inspiração para todas educandas e educandos, e para a nossa equipe.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.