Ação social no Núcleo Caramuri: uma parceria de visão

2013-10-24_educandos_beneficados_com_oculos

Educandas(os) beneficiados com óculos.

No dia 7 de Outubro de 2013, o núcleo Caramuri, no município de Rio Preto da Eva, localizado a 60Km de Manaus, realizou, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Apoio às Comunidades, uma ação social, fruto da reivindicação das(os) educandas(os) do projeto MOVA-Brasil.

2013-10-24_Francisco_Gomes_recebendo_seus_oculos

Educando Francisco Gomes recebe seus óculos.

 

A ação é uma resposta do poder público às reivindicações das(os) educandas(os) que, por meio da Leitura do Mundo, identificaram os problemas de visão como um dos principais obstáculos para as(os) educandas(os) continuarem estudando.
Neste dia, foram realizados exames oftalmológicos com educandas(os) das turmas Gilberto Mestrinho, São Francisco, Nova Jerusalém e Casa Branca. Outras comunidades também serão atendidas.

Dois educandos que foram diagnosticados com catarata serão encaminhados para fazer cirurgias, sete apresentaram a necessidade de usar óculos e foram contemplados com a doação dos mesmos.

2013-10-24_monitora_Lilian_Pereira_com_educanda_Maria_Fernades

Monitora Lilian Pereira (à esq.), entrega os óculos à educanda Maria Fernandes.

O secretário de Assistência Social, Anderson Brito, e a secretária de Apoio às Comunidades, Diene Santiago, ressaltaram a importância do Projeto MOVA-Brasil na mobilização e organização das(os) educandas(os) na luta por seus direitos: “o poder público tem o dever de suprir as necessidades dos cidadãos, mas, muitas vezes, devido à grande demanda, acaba deixando de atender a todos e o Projeto faz com que eles nos façam lembrar de suas necessidades”, afirmou Diene.

A coordenadora local, Kátia Cristina, junto com a monitora Lilian Pereira, representando as(os) monitoras(es) na ação, agradeceram os parceiros e reafirmaram seu compromisso com a educação e a mobilização social na construção de uma saúde pública de qualidade no município de Rio Preto da Eva.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.