Cultura e tradição no Polo Amazonas

Lançamento do livro "MOVA-Brasil 10 anos" em Parintins (AM)

Lançamento do livro “MOVA-Brasil 10 anos” em Parintins (AM)

Uma apresentação cultural da tradicional dança do Boi Caprichoso encantou os presentes no lançamento do livro dos 10 anos do MOVA-Brasil, em Parintins, no dia 26 de maio. Os parceiros da mesa de abertura destacaram a importância do Projeto para a cidade, no que se refere à alfabetização de adultos e à construção dos sonhos. “As pessoas ficam mais alegres e esperançosas consigo mesmas e com os outros, pois a metodologia freiriana estimula a vida a pulsar mais intensamente”, assegura Cleumara Monteverde, ex-monitora do Projeto e atual gerente do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

Na mesma direção, o Sr. Rui Brito, que é apoiador local, destacou que o estado do Amazonas tem avançado na direção dos direitos sociais. Nos últimos anos, investe-se em áreas que possuem poucos recursos, mas há um caminho longo a ser percorrido. “Por isso, o MOVA-Brasil precisa atuar enquanto existirem analfabetos, pois não podemos nos acostumar com a desigualdade em nosso País”, afirmou Fernanda Oliveira, ex-coordenadora do MOVA-Brasil.

Apresentação cultural durante a formação

Apresentação cultural durante a formação

Vanda Maria Oliveira da Silva, ex-educanda do Projeto, disse que era uma pessoa triste e que se redescobriu no Projeto. Ela faz dança de salão e é aluna de seu filho, professor de Educação Física. “Também tenho o sonho de ser professora. Vou continuar lutando para alcançar um dia”, contou.

Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPF) agradeceu a acolhida. Ela destacou a emoção de estar ao lado da Sra. Vanda Maria e ouvir tantos depoimentos que retratam o significado político-pedagógico e social do Projeto MOVA-Brasil.

De acordo com Francisca Pini, esta é a mais expressiva reinvenção de Paulo Freire na área da educação de jovens, adultos e idosos. “O MOVA está contribuindo efetivamente com o Ministério da Educação na elaboração de uma Política Nacional de EJA, e Parintins faz parte dessa história”, declarou.

A diretora pedagógica também agradeceu imensamente a parceria com a Petrobras e com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). “Sem a parceria com a estatal e com a Federação dos Petroleiros, o MOVA-Brasil não seria possível”, afirmou.

Na mesma direção, Alice Aparicio Aidem, da coordenação do Polo Amazonas, diz que o livro foi escrito a várias mãos e foi muito bom ter participado do processo. “Os depoimentos são emocionantes”, destacou. Ela agradece o núcleo de Parintins, por meio da Keith Oliveira de Souza (auxiliar administrativa) e Deywison Lima de Souza (assistente pedagógico), que trabalham com todo empenho no Projeto.

Para finalizar, o articulador social e representante da FUP, Aldemir Caetano, agradeceu a todos os parceiros, familiares, educandos, monitores e equipe do Polo Amazonas.

Histórico do Projeto em Parintins

Há três anos, o MOVA-Brasil está em Parintins e têm sido visíveis as mudanças nas pessoas que passam pelo Projeto. O IPF, a Petrobras e a FUP têm sido parceiros e entendem que este compromisso é necessário para a transformação social deste País.

O articulador social Aldemir Caetano contou sobre seu depoimento no livro. De forma militante, o professor Moacir Gadotti (presidente de honra do IPF) o entrevistou durante o percurso de Recife à Caruru, quando a FUP estava a caminho de um Congresso do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

“Foi um imenso prazer contribuir com este livro. Primeiro, porque ele resgata a memória dos dez anos do Projeto MOVA-Brasil. Segundo, porque reafirma o seu compromisso ético-político com a educação emancipadora de Paulo Freire e, por fim, porque trouxe ao sindicato uma Articulação Social e política com diversas políticas públicas que têm favorecido a organização política dos trabalhadores, ou seja, exige que tenhamos sempre uma olhar para a totalidade da vida social”, declarou Caetano.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.