Acompanhamento pedagógico e administrativo em Parintins, no Polo Amazonas

Visita à turma da monitora Maria Loreta, em Parintins

Visita à turma da monitora Maria Loreta, em Parintins

 Entre os dias 28, 29 e 30 de maio, foram realizados acompanhamentos às turmas do núcleo de Parintins, que fica a 368 km via fluvial da sede do Polo Amazonas. O assistente pedagógico Deywison Souza, a auxiliar administrativa, Keith Oliveira, e a coordenadora local do município, Katy Sumaira, puderam acompanhar sete turmas das 15 que compõem o núcleo.

Turmas afetadas pela enchente em Parintins

Turmas afetadas pela enchente em Parintins

A equipe pode visualizar o impacto causado pela cheia dos rios que vem afetando todo o estado e algumas turmas do Projeto no município. Nas visitas do dia 28 de maio, nas turmas das monitoras Maria Loreto Cunha Teixeira e Nair Belém, foi possível verificar a alegria dos educandos em participar do Projeto.

Na turma da monitora Loreta Cunha, percebeu-se o quanto a enchente vem interferindo na frequência da turma. No entanto, a descontração e a vontade de vencer da turma podem ser representadas pelo educanda Augusta, de 75 anos, que fazia a alegria da turma com seu bom humor e disposição. Já na turma da monitora Nair Belém, notou-se a grande motivação por parte dos mais de 20 educandos que estavam presentes na hora da visita.

Visita à turma da monitora Nadir Belém, em Parintins

Visita à turma da monitora Nadir Belém, em Parintins

Deywison Souza, Keith Oliveira e a coordenadora local ressaltaram a importância da continuidade dos estudos e pronunciaram palavras de motivação para que todos finalizem esta etapa, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por causa da enchente.

Visita à turma do monitor Erick, em Parintins

Visita à turma do monitor Erick, em Parintins

No dia 29, foi possível acompanhar e se emocionar com a turma do monitor Erick, que vem enfrentando grandes dificuldades com a cheia dos rios. Porém, isso não impediu a frequência dos educandos nem diminuiu a disposição deles, como se pode verificar nesse trecho da fala de Dona Iracy Barbosa, de 65 anos: “Eu não sei ler nem escrever, eu fico até com vergonha dos meus colegas, mais eu vou aprender e vou ser professora nem que seja quando eu for bem velhinha”.

No dia 30, a equipe participou da formação semanal do núcleo, tratando dos assuntos referentes às próximas demandas do plano de ação do Projeto, como práticas alfabetizadoras, Encontros de Educandos e prestar esclarecimentos administrativos, assinatura de contrato por parte dos colaboradores e entrega do vale-alimentação.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.