Encontro Estadual de Educandos e um dia para exercício da democracia

Por: Deywison Souza e Rodrigo Silva.

_MG_0060No dia 7 de novembro, o Polo Amazonas realizou o 4ª Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil, com o tema central “Formação Profissional e EJA por uma Política Pública de Valorização dos Saberes”.

_MG_0133O evento contou com a presença dos oito núcleos que compõem o polo, sendo eles: Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru, Manaquiri e Parintins, além de parceiros locais, articulador social e a equipe de polo.

O evento iniciou com a composição da mesa e das falas da coordenadora do polo, Alice de Aparício Aidem, que saudou a todos; do articulador social, Aldemir Caetano, que destacou o papel importante do projeto; da coordenação pedagógica nacional; dos parceiros locais presentes; do vice-prefeito de Caapiranga, Joaquim Sobrinho; e dos educandos Ancelmo Moreira da Costa, de Caapiranga e Valdenice de Souza Gomes, de Parintins, que ressaltaram o quanto o projeto mudou suas vidas a partir da ampliação da visão dos mesmos quanto a Leitura do Mundo a sua volta.

DSC02466Agradeço a este Projeto por que hoje eu já sei enxergar, por que meus irmãos, a pessoa que não sabe ler é um cego (…) então meus irmãos eu peço a todos vocês (…) vão estudar que eu também quero estudar (…). Muito obrigado (…) hoje estou me sentindo muito feliz por ter aprendido alguma coisa, enxergado alguma coisa. (educando Ancelmo Moreira da Costa, 55 anos)

Em seguida, o coordenador pedagógico nacional, Rodrigo Silva, fez a intervenção sobre o tema central do encontro em um debate dinâmico, para que então, fossem divididos os Círculos de Cultura para discutir propostas, de acordo com os seguintes subtemas: Avaliação da EJA como Política Pública, PEC 72, Trabalho Doméstico, Formação Profissional para as Comunidades Ribeirinhas, Economia Solidária na EJA e Educação do Campo.DSC02541

As propostas foram apresentadas na plenária para serem votadas. Todas foram aprovadas pelo exercício livre e democrático do voto e os educandos finalizaram o encontro dando seus depoimentos.

A atividade foi um momento de extrema importância do exercício da democracia, onde os educandos puderam se enxergar com sujeitos ativos do processo.

_MG_0299


0 Comentários

Os comentários estão fechados.