Comprometimento e coletividade marcam a Formação Inicial de monitores e coordenadores locais em Minas Gerais

minasgerais_2015-06-10 17.31

Coordenadores e monitores participaram dos cinco dias do encontro.

Entre os dias 08 e 12 de junho de 2015, no Clube Campestre Pentaurea, em Montes Claros (MG), foi realizada a Formação Inicial de monitores e coordenadores locais do Polo Minas Gerais.

Formação inicial com coordenadores locais e monitores - Pentaurea clube - 08-06-2015 a 12-06-2015 (1) (5)

As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à EJA foram abordadas durante as discussões.

Com a presença de 43 monitores, três coordenadores locais e a equipe do polo, além da presença de diferentes parceiros que apoiaram o Projeto em suas diversas atividades, e contribuíram para a sua sustentabilidade, como a Secretária Municipal de Educação de Bocaiúva e para o parceiro da Polícia Militar, Jair Santos.

A Formação Inicial consolidou o trabalho de diferentes sujeitos envolvidas na 7ª Etapa do Projeto MOVA-Brasil: coordenação de Polo, articulação social, coordenação pedagógica nacional e parceiros.

A pauta da Formação, elaborada em consonância com os princípios metodológicos do Projeto MOVA-Brasil, foi trabalhada durante os cinco dias deste encontro e as propostas foram acolhidas com entusiasmo por todo o grupo.

minasgerais_Formacao inicial com coordenadores locais e monitores - Pentaurea clube - 08-06-2015 a 12-06-2015 (3)

O comprometimento de todos os envolvidos com o Projeto foi enfatizado durante a Formação.

Para desenvolvimento das atividades, o Projeto contou com o apoio de educadores como Aneuzimira Caldeira (Neca), representante da SMED / Bocaiúva e Enderson Carvalho, professor do município de Bocaiúva, que discutiram as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) relacionadas à EJA, além da colaboração de Marcos Fernandes, representante do setor de Educação da Regional Norte do Estado no Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), que tratou da temática da etnomatemática.

O sentimento que marcou o momento formativo foi o de comprometimento e coletividade, expresso por meio da aceitação da proposta do Projeto e solidariedade do grupo.