Comunidades de Simões Filho, Candeias e Camaçari participam da Festa Comunitária Cidadã como parte das ações do Projeto MOVA-Brasil

Educandos do MOVA de Caroba com Monitora e representante da Fafen BA

Educandos do Projeto MOVA-Brasil de Caroba com monitora e representante da Fafen-BA.

Ser alfabetizado, saber assinar seu próprio nome é uma satisfação inigualável para aqueles que não têm acesso ao mundo das letras; e ler e escrever amplia os sentidos e leituras possíveis na vida.O projeto MOVA-Brasil foi criado através de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire, e integra o Programa Petrobras Sociambiental. Ele tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e conquistarem o direito à cidadania plena e participativa através da alfabetização.

Neste ano o MOVA-Brasil atingiu a sua 7ª etapa e vem se consolidando nas comunidades. Os núcleos Metropolitana de Salvador e Recôncavo contam com a parceira da FAFEN – BA (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), através da representante Gilmara Ferreira. Em Simões Filho o Projeto atende 26 educandos na turma da Associação Beneficente de Amparo ao Próximo e na comunidade de Palmares, que integram o Conviver – Centro Comunitário Viver Melhor.

Monitora Marinalva núcleo Metropolitana de Salvador

Monitora Marinalva, do Núcleo Metropolitana de Salvador.

Durante o terceiro mês de aula o grupo se reuniu na AMAI (Associação Beneficente de Amparo ao Próximo), no centro de Simões Filho, para comemorar a Festa Comunitária Cidadã. “Este é o momento de cada um expor seus anseios e melhorias para a sua comunidade, fruto de uma pesquisa feita pelos moradores”, explicou a monitora Marinalva da Cruz.

No encontro, realizado no dia 12 de agosto, a turma debateu e discutiu alguns temas propostos, como saneamento básico, coleta de lixo, iluminação, farmácia e posto policial, entre outros. Nunca é tarde para aprender e a possibilidade que o Projeto proporciona, de realizar a Leitura do Mundo e ser um cidadão consciente está na mente desses educandos, como afirma dona Maria Felipa Ribeiro, 75 anos:

“Aqui eu tô aprendendo tantas coisas boas; me sinto bem e frequento direitinho as aulas de segunda a quinta, no horário da tarde. O meu sonho é sair daqui assinando o meu nome”.

Para a assistente social Tânia Carvalho, a evolução dos alunos é evidente:

“É uma satisfação ver nossos educandos aprendendo além das letras e números e tornando-se pessoas críticas dentro de sua comunidade”.

“Eu não conversava, vivia pelos cantos; hoje, graças à professora, eu falo e tô gostando de aprender o alfabeto”, completou Pedro Miranda, 44 anos, interno da AMAI que chegou ao local sem dar uma palavra.

m

m

MOVA-Brasil em Candeias

O pastor Daniel, da igreja parceira, parabenizou a Petrobras pela  iniciativa

O pastor Daniel, da igreja parceira, parabenizou a Petrobras pela iniciativa.

Em Caroba as aulas acontecem na Igreja Batista Missionária. Na Festa Cidadã, realizada no dia 13 de agosto, a monitora Lourdes Salvador conseguiu mobilizar representantes da igreja, do posto de saúde, do Programa de Educação Pré-Escolar (PEPE), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Escola Gisela Tygel, que estiveram presentes no encontro e reafirmaram a importância do Projeto para a comunidade. Os educandos também fizeram questão de agradecer à Petrobras a oportunidade:

“Não sei ler nem escrever, mas nestes poucos dias já aprendi a soletrar”, diz Helena.

“Não pude estudar. Agora, aos 62 anos, já com três bisnetos, tô muito feliz com essa oportunidade”, completa Maria Raimunda Souza.

m

m

Grupo de educandos em Caroba, Candeias

Palestra com médicos do PSF no MOVA de Menino Jesus

Palestra com médicos do PSF no MOVA de Menino Jesus.

No mesmo dia 13 de agosto os alunos da monitora Mariana Neves se reuniram em Menino Jesus para promover a cidadania na CORCOMEJ, associação local parceira do projeto. A festa contou com a presença dos diretores da associação comunitária, de representantes do Posto de Saúde da Família (PSF), da Coordenação do Fórum Local do Programa Petrobras Agenda 21 (PPA21) e da Integratio (empresa executora do PPA21 em Candeias). O assunto proposto foi “saneamento básico”, e dois médicos do PSF palestraram sobre os temas câncer de próstata (Dr. Eduardo) e câncer de boca (Dra. Mariana). Foi uma ação conjunta da turma do MOVA com a associação comunitária, aproveitando para comemorar o Dia dos Pais.

Aula no MOVA Vila Esperança com a monitora Jeovânia

Aula no MOVA Vila Esperança com a monitora Jeovânia.

Em Vila Esperança não foi diferente, com a monitora Jeovânia Lopes incentivando os alunos a retratarem a realidade da comunidade, destacando as potencialidades e as fragilidades a partir das falas dos moradores entrevistados no processo de Leitura do Mundo da turma. A festa contou com a presença da presidente da Associação de Vila Esperança, Maria Nilza, e do coordenador do Fórum do Programa Petrobras Agenda 21, Lucinaldo Santana; além dos moradores da comunidade.

m

m

MOVA em Camaçari

Os alunos se esforçam na classe para aprender em St

Educandos durante atividade no Jardim Santo Antonio.

No Bairro Jardim Santo Antônio participam do Projeto 20 alunos com idades acima de 40 anos, sedentos pelo conhecimento. As aulas acontecem à noite, na escola Jardim Santo Antônio. A Festa Comunitária Cidadã aconteceu em 9 de agosto, com a presença da diretora Michelene Araújo; da assistente social Isaura Moreno e da gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Fafen-BA. Na oportunidade, a monitora Débora Paixão apresentou o projeto MOVA- Brasil para a comunidade e falou da perspectiva futura de seus alunos:

“Já posso ver progresso. Esse projeto veio para dar novo ânimo para essas pessoas. Eles já estão pensando no EJA – Educação de Jovens e Adultos. Fiquei emocionada quando a primeira educanda conseguiu ler sozinha o nome do projeto”.

m

m

Educando Pedro Miranda

Educando Pedro Miranda durante a Festa Comunitária Cidadã de seu Núcleo.