Coordenação Pedagógica Nacional do Projeto MOVA-Brasil acompanha Formação Mensal no Amazonas

mari_cpn_formacaosemanal_nucleomanaus

A CPN esteve presente na Formação Semanal do núcleo Manaus.

Nos dias 7 e 8 de julho a coordenadora pedagógica nacional Mariana Galvão realizou acompanhamento presencial ao polo Amazonas. Ela participou da Formação Mensal dos coordenadores locais, visitou turmas em Manaus e acompanhou a Formação Semanal do núcleo Manaus.

A Formação Mensal de coordenadores locais contou com a presença dos seis coordenadores dos núcleos que compõem o Polo Amazonas; representantes dos municípios de Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Manaquiri, Manacapuru e Manaus. Acolhidos pela coordenadora do polo Alice Aidem e pelos demais membros da equipe (Maria Peixoto, Deywison Souza e Keith Oliveira), a equipe de coordenadores locais pôde compartilhar as situações vividas nas turmas de alfabetização nesse início de etapa, focando em questões como frequência dos educandos, infraestrutura dos espaços (salas de aula) e processo formativo dos trabalhadores. Outros assuntos foram abordados e orientações foram garantidas, como o acompanhamento da aprendizagem dos educandos, a organização do portfólio, o Sistema MOVA e questões administrativas, de recursos humanos e financeiras.

mari_coordenadora_polo_alice_formacao_coord_locais

A coordenadora de polo Alice Aidem durante a Formação de coordenadores locais.

Ao final da Formação, foi unânime a afirmação dos coordenadores locais em relação à importância desse processo formativo da equipe, sintetizada na fala da coordenadora do núcleo Manacapuru, Suely da Silva Mota Ramos:

“Cheguei aqui com muita ansiedade, muitas angústias que estamos vivendo, como a questão das cheias em alguns municípios. É importante que essas angústias sejam acolhidas, como foram, e que caminhos sejam apresentados. Estou saindo daqui mais tranquila, sabendo que caminho seguir.”

Nos dias seguintes, a ação de acompanhamento da CPN esteve voltada para a realização de reunião com a equipe do polo, visita à turma de alfabetização e participação na Formação Semanal do núcleo Manaus.

Em 9 de julho, a coordenadora pedagógica nacional Mariana Galvão e a coordenadora do polo, Alice Aidem visitaram a turma da monitora Maria Pereira Lisboa no bairro Zumbi, na periferia da capital, Manaus. A turma do bairro Zumbi teve início em 6 de julho e, no dia da visita, treze educandos estavam presentes na sala de aula, realizando atividades de História de Vida. Os educandos presentes puderam fazer vários questionamentos sobre o Projeto, dentre os quais o motivo pelo qual o MOVA-Brasil acontece em apenas 7 meses, oportunidade na qual foi possível esclarecer o compromisso do Projeto com a luta pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), no sentido de possibilitar a continuidade dos estudos a partir das parcerias criadas com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

mari_visita_turma_bairro_zumbi_0607

Visita à turma do Bairro Zumbi.

Na sexta-feira estiveram presentes na Formação Semanal em Manaus, momento em que puderam se aproximar das realidades das turmas que formam esse núcleo, entre elas o universo dos educandos atendidos no hospital de hansenianos. Nessa Formação, ainda, foram dadas orientações sobre a realização das Festas Comunitárias Cidadãs para definição dos Temas Geradores das turmas.