Formação Continuada é priorizada no acompanhamento presencial

acompanhamento_CPN_formacao_mensal

As funções do coordenador pedagógico foram um dos temas centrais nas discussões.

A Coordenação Pedagógica Nacional realizou acompanhamento presencial ao polo Bahia na semana dos dias 6 a 10 de julho. Entre as ações previstas para o período foi garantida uma breve análise com a articulação social e a coordenadora do Polo Bahia sobre as ações de gestão político-pedagógica e administrativa já realizadas na 7ª etapa.

dialogoCPNmonitores_frequencia_planejamento_aulasnaformacaosemanal

Diálogo com os monitores sobre frequência e planejamento das aulas.

O ponto de referência foram as contribuições relacionadas aos desafios e avanços compartilhados pelos coordenadores locais durante a I Formação Mensal Continuada, realizada nos dias 7 e 8 de julho na sede do Sindipetro em Feira de Santana-BA; diálogo que direcionou a construção de algumas estratégias. O papel do coordenador pedagógico e suas atribuições foram abordados como eixo central para direcionar a organização do plano de trabalho e o fluxo do acompanhamento pedagógico, baseados nas ações de Formação Semanal, análise dos planejamentos do processo de ensino aprendizagem, frequência dos educandos nas turmas e a avaliação diagnóstica inicial.

Claudilene Gonzaga, coordenadora pedagógica, notou que os coordenadores locais, além de demonstrarem tranquilidade e abertura ao realizarem uma autoavaliação sobre o trabalho já realizado e os resultados alcançados, revelam maturidade pedagógica e segurança na relação com a equipe de polo ao socializarem as temáticas que precisarão ser aprofundadas pelos monitores para tornar as aulas ainda mais atrativas e prazerosas facilitando o processo de aprendizagem dos educandos.

acompanhamento_formacao_semanal_nucleo_reconcavo

A CPN acompanhou a Formação Semanal do núcleo Recôncavo.

Além de visita pedagógica à sala de aula no núcleo Portal da Princesa, município de Feira de Santana-BA, a Coordenação Pedagógica Nacional e a Coordenação de Polo realizaram acompanhamento à Formação Semanal do núcleo Recôncavo, sediado no município de Madre de Deus, no Colégio Estadual Antônio Balbino. Além da equipe do MOVA, também recebeu visita da direção do colégio, que reafirmou a identificação com a proposta pedagógica freiriana e da liderança local do poder legislativo, Anisvaldo Daltro. Ele destacou o papel do MOVA para a inclusão de pessoas pela alfabetização, dizendo:

“O MOVA é uma oportunidade de formação humana não apenas para o educando que está chegando cheio de curiosidade, mas também para os monitores e parceiros. A gente sente emoção ao ouvir a fala de gratificação dos educandos na formatura, no final da etapa. Como ler e escrever é importante transformar e reescrever suas histórias!”

O acompanhamento presencial evidenciou a importância do ambiente em sala de aula ser atrativo e prazeroso, sendo este o aspecto central do planejamento das aulas. Os temas identificados serão abordados na Formação Geral Continuada de monitores e coordenadores locais que será realizada em agosto. Será uma oportunidade de detalhar como ocorreu a Leitura do Mundo, tendo como foco as Histórias de Vida dos educandos e o Estudo da Realidade das comunidades, que levarão à definição dos Temas Geradores.

coord_local_CPN_represent_legislativo_parceirodoMOVAcoordenadorapolo_formacaosemanal

Coordenação Local, CPN, representantes do legislativo e parceiros do MOVA marcaram presença na Formação Semanal.