Estudo, mística e orientações na 1ª Formação Inicial de 2014

Articuladores sociais do Projeto (da esq. para a dir.): Manoel Ramos (mais conhecido como Black), José Genivaldo da Silva, Marcondes Muniz e Jailson Morais

Entre os dias 17 e 21 de março, ocorre a Formação Inicial da Coordenação de Polo, assistentes pedagógicos, auxiliares administrativos e articuladores sociais do Projeto MOVA-Brasil. Confira os detalhes de cada dia do encontro.

A abertura da Formação, na segunda-feira, dia 17, às 13h30, contou com a presença de representantes do Comitê Gestor: os articuladores sociais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), entre eles José Genivaldo da Silva; a gestora do Projeto pela Petrobras, Ellen Costa Mendes; a diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (IPF), Francisca Pini e o presidente de honra do IPF, Moacir Gadotti. Confira a galeria de fotos.

Desejando boa estadia aos participantes, Fran Pini destacou: “Serão cinco dias intensos, de muito conhecimento da proposta político-pedagógica, administrativa e financeira do Projeto”. Ellen Soares falou sobre a alegria de participar desta formação do MOVA-Brasil, que é o maior projeto de responsabilidade social da Petrobras. “Assegurar a voz das pessoas é o maior significado do Projeto”, disse Ellen.

Orgulho do trabalho realizado

Silva, da FUP, também compartilhou a felicidade de estar na formação com todos os articuladores sociais para apresentar o processo de mobilização das turmas nos estados. De acordo com Silva, “o Projeto MOVA-Brasil tem mobilizado os sindicatos da FUP para atuar na defesa da educação e pela eliminação do analfabetismo.”

Além de reafirmar o entusiasmo e o compromisso de todos os polos com o Projeto, o professor Moacir Gadotti informou que o livro dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil está na gráfica e, em breve, haverá o lançamento.

Clique para ver as fotos

Direitos humanos em pauta

A mística da Formação apresentada no dia 17, orientada por Mariana Galvão (da Coordenação Pedagógica Nacional), reuniu objetos, músicas e poemas trazidos pelos polos. Cada elemento representava a violação e o desrespeito aos direitos humanos nos estados. Para os participantes, foi um momento carregado de emoção e disposição para a luta.

Ainda em relação aos direitos humanos, Fran Pini enfatizou o trabalho do Comitê Gestor para formular as diretrizes da Campanha Promova Consciência com Educação Popular em Direitos Humanos. O MOVA-Brasil está nesta campanha desde o seu lançamento, em dezembro de 2013, no Fórum Mundial de Direitos Humanos.

Estudo e orientação

Também no encontro de abertura, na segunda-feira 17, Alessandra Rodrigues, coordenadora da área de Educação de Jovens e Adultos do IPF, apresentou a pauta do encontro, ressaltando a importância de cada ponto. A equipe de Recursos Humanos, coordenada por Jacira Paiva, falou sobre as principais ações de contratação dos colaboradores, benefícios e obrigações trabalhistas, dialogando com os participantes sobre dúvidas e sugestões.

Destaques do segundo dia de Formação (18 de março)

A terça-feira de formação foi iniciada com uma reflexão sobre a avaliação de 2013, feita pelas equipes dos polos.

O coordenador pedagógico nacional, Luiz Marine, apresentou e problematizou algumas das questões centrais do processo político, pedagógico, administrativo e financeiro. “Por orientação do Comitê Gestor, haverá a série histórica da avaliação, para identificar o que houve de melhoria em cada dimensão”, afirmou Marine.

Na sequência do encontro, José Genivaldo da Silva (FUP) coordenou o processo das apresentações dos polos sobre os resultados das ações iniciais do Projeto. Este momento contou com todos os articuladores sociais. As equipes dos polos trouxeram uma rica explanação sobre a geografia de suas regiões, a mobilização social e as pré-seleções.

Comunicação e prazos

No período da tarde, a coordenadora da Editora e Livraria Instituto Paulo Freire (Ed,L), Janaina Abreu, também responsável pela área de comunicação do IPF, destacou todos os produtos e prazos previstos para a 6ª etapa do Projeto.

Entre outros itens, Janaina ressaltou a necessidade da utilização da régua dos logotipos para aplicação nos produtos do Projeto MOVA-Brasil, de acordo com as orientações da Petrobras. Todas as instruções serão encaminhadas aos polos e acompanhadas pela Coordenação Pedagógica Nacional.

Informática e instrumentais

George Silva e Simone Lee trouxeram informações sobre o Sistema MOVA, importante instrumento de organização das informações do Projeto.

George apresentou informações relativas aos equipamentos de informática que estão à disposição do Projeto MOVA-Brasil. Ele também orientou os participantes sobre os procedimentos administrativos para acompanhar processualmente todos os polos.

A Formação Inicial segue até sexta-feira, dia 21 de março. Continue acompanhando a cobertura do encontro em nosso site.