Fortalecimento das ações sociais na 1ª Formação Continuada de 2014

Fran Pini, Mara Cruz, Roberto da Silva, Sonia Couto, Dilermando Cunha, Marcondes Muniz e Luiz Marine no 2º dia de formação

Fran Pini, Mara Cruz, Roberto da Silva, Sonia Couto, Dilermando Cunha, Marcondes Muniz e Luiz Marine no 2º dia de formação

 Na quarta-feira, 7 de maio, o segundo dia da Formação Continuada da Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil, em Caucaia (CE), foi marcado por importantes momentos: o lançamento do livro MOVA-Brasil 10 anos: Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, o debate sobre o encaminhamento dos educandos e das educandas para a formação profissional e as orientações para as ações pedagógicas.

Mara Cruz, da Federação Única dos Petroleiros

Mara Cruz, da Federação Única dos Petroleiros

Com a presença de Mara Cruz e Marcondes Muniz, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Dilermando Tell Cunha (Petrobras), Fran Pini, Alessandra Santos e Sonia Couto, do Instituto Paulo Freire (IPF), Claudilene Gonzaga, Mariana Galvão, Luiz Marine e Rodrigo da Silva (da Coordenação Pedagógica Nacional do MOVA-Brasil), o primeiro debate abordou o lançamento da publicação.

“Escrever requer planejamento, pesquisa, mas, acima de tudo, a alegria de saber que todos os envolvidos aceitaram o convite para compartilhar o projeto”, afirmou a diretora pedagógica do IPF, Fran Pini, relembrando o desafio e a felicidade que o professor Moacir Gadotti, coordenador do livro, teve ao elaborar a publicação. (Leia mais sobre o lançamento do livro em São Paulo clicando aqui).

Dilermando Tell Cunha, da Petrobras

Dilermando Tell Cunha, da Petrobras

 

O livro, que em breve estará disponível para download, tem como um de seus objetivos principais estimular todos os colaboradores do Projeto a construir novas propostas para seu desenvolvimento.

Dilermando Tell Cunha relembrou a origem da Petrobras como um movimento social e ressaltou a importância do MOVA-Brasil. “É necessário realizar as ações de acordo com sua metodologia dialógica e participativa”, disse.

 

 

Galeria de fotos do segundo dia de Formação

 

Formação profissional

A professora Sonia Couto conduziu o diálogo da tarde, focado na formação profissional dos educandos e das educandas nesta 6ª etapa.

Sonia também falou sobre a importância da divulgação das ações de formação nas publicações do Projeto (site, boletim, cadernos e livros), pedindo aos participantes que utilizassem ainda mais a Plataforma EaD. “A partir de agora, consultem e alimentem a Plataforma com o máximo de informações possíveis. Toda ação realizada deve ser postada”, reforçou.

Ações pedagógicas

Atividade durante a Formação Continuada

Atividade durante a Formação Continuada

A segunda oficina da tarde do dia 7, coordenada pelas educadoras Simone Lee e Sonia Couto, tratou das ações de intervenção didático-pedagógicas para o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos dos educandos, com base na etnomatemática e na língua portuguesa, articuladas ao Tema Gerador.

Simone Lee destacou a importância do planejamento e da reflexão em todos os aspectos. Ela comparou a sala de aula a um quebra-cabeça e falou sobre três situações-problema, dividindo a turma em grupos. A partir das situações, elaboraram-se atividades de língua portuguesa e matemática, utilizando o Almanaque MOVA-Brasil como subsídio para o Tema Gerador identidade. “É muito importante que o Almanaque seja lido pelos educandos e pela família dos educandos”, reiterou Sonia Couto.

O Sarau Cultural finalizou o encontro do dia 7 de maio, com o tema Educação Popular em Direitos Humanos.

O Sarau Cultural finalizou o encontro do dia 7 de maio, com o tema Educação Popular em Direitos Humanos.

A 1ª Formação Continuada de Coordenação de Polo segue até sexta-feira, dia 9 de maio. Continue acompanhando a cobertura em nosso site.