De 06 a 09 de maio, estão reunidas, em Caucaia (CE), as equipes de coordenação dos dez polos que compõe o Projeto Mova-Brasil nesta 6ª etapa – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco/Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Salvador e Sergipe – para a 1ª Formação Continuada de Equipe de Coordenação de Polo.
São 45 pessoas, incluindo os articuladores sociais, a coordenação pedagógica e administrativa nacional e integrantes do Comitê Gestor, com o objetivo de socializar e refletir as ações iniciais desenvolvidas pelos polos e aprofundar os estudos de temas que garantam os processos de aprendizagens para os jovens, adultos e idosos. Vale destaque para o debate e celebração acerca do livro 10 anos do Projeto MOVA-Brasil.
Com o propósito de assegurar a ampliação do repertório das equipes dos polos, a programação deste encontro contempla diversas atividades culturais. Na noite do dia 07 de maio, por exemplo, os participantes realizarão o Sarau Cultural Temático: “Educação Popular em Direitos Humanos”.
Outro momento importante para ampliação do conhecimento acontece no último dia, com a visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que fica na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).
1º dia
No primeiro dia do encontro (06/05), um dos destaques foi o Círculo de Diálogo com o Prof. Dr. Roberto da Silva e a Profª. Drª. Sonia Couto, que refletiram sobre as questões do trabalho na sociedade contemporânea e os espaços de participação para construção da agenda das políticas públicas.
“Está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que educação é direito de todo cidadão e dever do estado, e precisa ser garantida inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade escolar. Porém, com os adultos é diferente. Não é apenas decifrar códigos, porque traz a ideia de afirmação da identidade do sujeito e do direito à alfabetização. Portanto, a alfabetização neste contexto torna-se tarefa nobre” explicou Roberto da Silva. Sonia Couto acrescentou: “o olhar diferenciado que o adulto tem é que precisa ser considerado na nossa prática, no contato com eles”.
Sobre a Formação Profissional no MOVA-Brasil, Sonia reforçou que a ideia é não ser apenas uma proposta de formação profissional para os educandos, não só obter conhecimento técnico, mas que seja um processo de formação para a emancipação. “Estamos num momento em que o jovem precisa sair da condição de cliente das ações sociais para protagonistas. E para isto precisam de formação pedagógica, que são os chamados “educadores sociais”. E o que é isso? Isso é tecnologia social, é uma mudança de lógica, de atitude e de cultura. Portanto, nós educadores precisamos nos preparar para os encontros de educandos, os encontros da EJA, e também buscar o histórico destas discussões. Temos que fortalecer as participações, encontrar as brechas para ocupar mais espaços, e o MOVA-Brasil tem um papel grandioso nesse processo”, complementou.
Sobre o MOVA-BRASIL
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire (1921-1997), o Projeto MOVA-Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF), em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). O projeto tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda.