III Formação Continuada também aborda aspectos administrativos

Em 15 de agosto, o segundo dia da III Formação Continuada do Projeto MOVA-Brasil, em Recife (PE), os coordenadores dos Polos, assistentes pedagógicos e auxiliares administrativos discutiram aspectos fundamentais para a transparência, o retorno aos parceiros e a continuidade do Projeto – as questões administrativa-financeiras.

No primeiro momento, Alexandre Munck, diretor Administrativo-Financeiro do Instituto Paulo Freire (IPF), fez uma reflexão sobre as demandas, exigências e processo de auditoria do Projeto. Munck apresentou as orientações práticas por meio de dois manuais: um de Recursos Humanos e outro, sobre Prestação de Contas. Esses manuais foram elaborados com o intuito de facilitar o dia-a-dia dos Polos, abordando as maiores dificuldades apresentadas, porém não tão completos como o Caderno de Gestão, que ainda é a maior referência e deve continuar a ser utilizado.

No segundo momento, Simone Santos, representante do Departamento de Recursos Humanos do IPF, fez a leitura do manual de RH com os presentes, orientando ponto a ponto as informações. Foi esclarecido que, se o colaborador informar que possui outro emprego, o acúmulo máximo de carga horária, legalmente permitido somando-se todos os empregos, é de 50 horas semanais. Assim, para a contratação, esse colaborador deve comprometer-se a entregar uma declaração, informando suas cargas horárias para os contratantes.

No terceiro momento, Sandra Pereira, coordenadora administrativa do Projeto MOVA-Brasil do IPF, reafirmou as exigências e acordos feitos em Caucaia (CE), pois algumas questões ainda não estão sendo garantidas, como: envio de prestação de contas no período combinado; correta emissão de Notas Fiscais, com relação às informações dos compradores, como a descrição do serviço, e orçamentos. Nesse momento, para maior esclarecimento, foram entregues exemplos com as informações necessárias, criadas pelos Polos Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, mas há modelos de outros Polos, não entregues na dinâmica.

Para finalizar e explicitar as minuciosidade da conferência das prestações de contas, Cristiane Alves, assistente administrativa do IPF, e Sandra Pereira, mostraram exemplos de documentos com rasuras (duas canetas ou grafias diferentes), descrições de notas fiscais incorretas, ou confusas, e descrições de notas corretas, entre outros exemplos.