Polo Bahia realiza formatura das 72 turmas celebrando as aprendizagens e os conhecimentos adquiridos

Formandos do Núcleo Portal do Sertão cantando o hino do MOVA,Feira de Santana, 01-02

Formandos do Núcleo Portal do Sertão cantando o hino do MOVA, em Feira de Santana.

     Nos núcleos Portal do Sertão, Litoral Norte, Litoral Sul, Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Sertão do São Francisco, as 72 turmas do Projeto MOVA-Brasil Polo Bahia foram realizadas as formaturas dos(as) educandos(as), entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, em diferentes espaços e municípios em que o projeto atua.

Formatura do núcleo Reconcavo, Madre de Deus 01-02

Formatura do Núcleo Recôncavo, Madre de Deus.

     Em clima de confraternização, familiares, lideranças comunitárias, parceiros locais, autoridades, formandos, coordenadores locais e equipe de polo, compartilharam os resultados dos nove meses do projeto nesta 7ª etapa, suas experiências e homenagens. A assistente pedagógica Tatiara Silva disse: “As formaturas no Polo Bahia é um momento para celebrar, é um momento de confraternização com a comunidade, amigos e familiares, onde reafirma a autoestima, a identidade de cada um e, em especial, a alegria do acesso ao direito à educação.”

     O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio do curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.

Núcleo Litoral Norte Agreste Baiano

     Destaque para o núcleo Litoral Norte Agreste Baiano, e a turma Esplanada, que realizou sua formatura no dia 30 de janeiro com 20 formandas e mais de 250 convidados. O espaço foi decorado com objetos confeccionados pelas educandas. As becas e chapéus também foram confeccionados por elas. Houve ainda homenagens às educandas bem como homenagem a monitora Jocilene Boaventura Vasconcelos. Os portfólios e certificados do curso de qualificação Profissional (Artesanato em Geral) também foram entregue no dia da formatura com uma linda lembrancinha. A oradora da turma, a educanda Antonia Andrade, agradeceu a todos e ressaltou muito emocionada “sempre tive um sonho de me formar e ser psicóloga e hoje eu digo a todos vocês: eu hoje sou uma psicóloga, sou professora, sou o que eu quiser, me formei e realizei meu sonho.”

Entrega do portfólio-monitora Elismária e educandozxczxc

Entrega do portfólio: monitora Elismária e educando.

Núcleo Litoral Sul

A solenidade no Núcleo Litoral Sul contou com a presença de educandos das seis turmas e suas respectivas monitoras, familiares, parceiros locais, coordenação de polo e o articulador social. A mesa foi aberta dando voz a Claudiane Batista, Coordenadora Estadual do Polo Bahia, que parabenizou os educandos pela conquista e falou da importância da continuidade dos educandos(as) na EJA. O articulador social do Polo Bahia, Luciomar Machado, parafraseou a música de abertura e disse que os educandos são campeões e vencedores.

Coordenadora local Diane Sá e formandas do Núcleo Litoral Norte,comunidade e Município de Esplanada, 31-01-16

Coordenadora local, Diane Sá, e formandas do Núcleo Litoral Norte, comunidade e município de Esplanada.

A coordenadora local Sanlai Lima falou da importância de parcerias para que se realize com sucesso as atividades propostas pelo Projeto e agradeceu a todos os parceiros em nome de Rita de Cassia, da RECID (Rede de Educação Cidadã): “Possibilitar a jovens, adultos e idosos uma educação de qualidade como a que fazemos, dentro do Projeto MOVA-Brasil, não seria possível sem a realização de parcerias. Gostaria de agradecer, aos três grandes parceiros, idealizadores do Projeto: Ao Instituto Paulo Freire, a Federação Única dos Petroleiros e a Petrobras. Além destes grandes parceiros, as parcerias locais são fundamentais para alcançar as metas previstas e superar as situações-problemas existentes das diversas dimensões nas comunidades por onde passamos”.

Núcleo Sertão do São Francisco

Mesa de abertura da solenidade das formaturas em Uauá , coordenador local Adílio e parceiros locaihggs.jpg

Mesa de abertura da solenidade das formaturas em Uauá . Coordenador local Adílio e parceiros locais.


     Na cidade de Uauá, Núcleo Sertão do São Francisco, as formaturas aconteceram nas salas de funcionamento das turmas, e de forma unificada as turmas de Serviço de convivência e Fortalecimentos de Vínculos, Malaquias e Populares que contou com a participação de 25 educandos, além dos parceiros locais: Willian de Souza Silva, representando a CACHIU (Central de Associações Integradas de Uauá); David Mota Rodrigues, representando o IRPAA (Instituto da pequena Agropecuária Apropriada); o vereador Miroval Marques do PT-Uauá; Marlene Cardoso, secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Lucely Gois, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Daniela Loiola representando a parceira do núcleo Dorinha Loiola; o coordenador local Adílio Morais Cardoso e convidados. Durante a formatura das turmas, em seus agradecimentos, a educanda Teodora Rosa Soares relatou que: “participar do Projeto MOVA-Brasil me fez sentir gente, eu nunca tinha sido bem tratada como fui nesses nove meses; conheci pessoas novas, aprendi a ler e escrever, e meus colegas da turma agora é como se fosse minha família; eu nunca tinha viajado, dormido em hotel, e tive a oportunidade no MOVA-Brasil. E faço um pedido: que o Projeto não acabe que ele continue.”

Monitora Joelma e a educanda Teodora

Monitora Joelma e a educanda Teodora.

Núcleo Portal do Sertão

     Dentre vários momentos marcantes e de grande emoção, no Núcleo Portal do Sertão não foi diferente. Destaque para a apresentação do diário de bordo intitulado “Autoestima”, da educanda Elisabeth Pereira Lima, turma de São Bento, que registrou sua trajetória no MOVA-Brasil desde o início do Projeto, mostrando as etapas da sua participação e ressaltando os benefícios do Projeto em sua vida, além da aprendizagem da leitura e escrita com pequenos textos e lindos desenhos. Durante a apresentação, a educanda Elisabeth relatou que: “Vivia um momento muito difícil na minha vida, estava com depressão e não mais acreditava na vida – o MOVA-Brasil me ajudou a ler, escrever e me devolveu a razão de viver e hoje estou muito feliz, alegre e com vontade de continuar estudando, não vou parar até o ensino médio, e levo meu sonho que é um dia participar da prova do Enem.”

Núcleo Metropolitana de Salvador

     No Núcleo Metropolitana de Salvador os educandos falaram sobre os benefícios que o Projeto trouxe, não só individualmente mais coletivamente para todos na comunidade que andava desacreditada e desmotivada.

     “Acredito que a partir de agora coisas boas vão acontecer para nossa comunidade, esse projeto foi uma injeção de ânimo pra gente”. (Elisângela Santana de Jesus-turma Lobato)

     “Eu só tenho a agradecer, a minha monitora e ao projeto MOVA-Brasil por me ensinar a ler e escrever e nos desenvolver em grupo. Obrigada MOVA-Brasil, vou sentir muita falta.”  (Tânia da Conceição Ferreira-Turma AMACH)

Núcleo Recôncavo

     Para finalizar, em Madre de Deus, Núcleo Recôncavo, cinco turmas realizaram, na Câmara Municipal de Vereadores, a formatura unificada com muita satisfação e alegria por parte dos(as) educandos(as) e convidados. Compareceram para prestigiar a formatura os vereadores locais: Tânia Pitangueira; Adenailton Tourinho; Anisvaldo Daltro; o presidente da casa legislativa Jailton Santana; o ex-vereador e ex-presidente da casa legislativa Dailton Filho; a coordenadora do Núcleo Recôncavo, Mariângela Garcia, e a coordenadora de polo Claudiane Batista. As demais turmas do núcleo realizaram com êxito as formaturas nas turmas.

     Depois do recebimento dos portfólios e certificados os (as) educandos(as) se confraternizaram, com familiares, amigos, equipe de polo e convidados.