Nos núcleos Portal do Sertão, Litoral Norte, Litoral Sul, Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Sertão do São Francisco, as 72 turmas do Projeto MOVA-Brasil Polo Bahia foram realizadas as formaturas dos(as) educandos(as), entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, em diferentes espaços e municípios em que o projeto atua.
Em clima de confraternização, familiares, lideranças comunitárias, parceiros locais, autoridades, formandos, coordenadores locais e equipe de polo, compartilharam os resultados dos nove meses do projeto nesta 7ª etapa, suas experiências e homenagens. A assistente pedagógica Tatiara Silva disse: “As formaturas no Polo Bahia é um momento para celebrar, é um momento de confraternização com a comunidade, amigos e familiares, onde reafirma a autoestima, a identidade de cada um e, em especial, a alegria do acesso ao direito à educação.”
O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio do curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.
Núcleo Litoral Norte Agreste Baiano
Destaque para o núcleo Litoral Norte Agreste Baiano, e a turma Esplanada, que realizou sua formatura no dia 30 de janeiro com 20 formandas e mais de 250 convidados. O espaço foi decorado com objetos confeccionados pelas educandas. As becas e chapéus também foram confeccionados por elas. Houve ainda homenagens às educandas bem como homenagem a monitora Jocilene Boaventura Vasconcelos. Os portfólios e certificados do curso de qualificação Profissional (Artesanato em Geral) também foram entregue no dia da formatura com uma linda lembrancinha. A oradora da turma, a educanda Antonia Andrade, agradeceu a todos e ressaltou muito emocionada “sempre tive um sonho de me formar e ser psicóloga e hoje eu digo a todos vocês: eu hoje sou uma psicóloga, sou professora, sou o que eu quiser, me formei e realizei meu sonho.”
Núcleo Litoral Sul
A solenidade no Núcleo Litoral Sul contou com a presença de educandos das seis turmas e suas respectivas monitoras, familiares, parceiros locais, coordenação de polo e o articulador social. A mesa foi aberta dando voz a Claudiane Batista, Coordenadora Estadual do Polo Bahia, que parabenizou os educandos pela conquista e falou da importância da continuidade dos educandos(as) na EJA. O articulador social do Polo Bahia, Luciomar Machado, parafraseou a música de abertura e disse que os educandos são campeões e vencedores.
A coordenadora local Sanlai Lima falou da importância de parcerias para que se realize com sucesso as atividades propostas pelo Projeto e agradeceu a todos os parceiros em nome de Rita de Cassia, da RECID (Rede de Educação Cidadã): “Possibilitar a jovens, adultos e idosos uma educação de qualidade como a que fazemos, dentro do Projeto MOVA-Brasil, não seria possível sem a realização de parcerias. Gostaria de agradecer, aos três grandes parceiros, idealizadores do Projeto: Ao Instituto Paulo Freire, a Federação Única dos Petroleiros e a Petrobras. Além destes grandes parceiros, as parcerias locais são fundamentais para alcançar as metas previstas e superar as situações-problemas existentes das diversas dimensões nas comunidades por onde passamos”.
Núcleo Sertão do São Francisco
Na cidade de Uauá, Núcleo Sertão do São Francisco, as formaturas aconteceram nas salas de funcionamento das turmas, e de forma unificada as turmas de Serviço de convivência e Fortalecimentos de Vínculos, Malaquias e Populares que contou com a participação de 25 educandos, além dos parceiros locais: Willian de Souza Silva, representando a CACHIU (Central de Associações Integradas de Uauá); David Mota Rodrigues, representando o IRPAA (Instituto da pequena Agropecuária Apropriada); o vereador Miroval Marques do PT-Uauá; Marlene Cardoso, secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Lucely Gois, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Daniela Loiola representando a parceira do núcleo Dorinha Loiola; o coordenador local Adílio Morais Cardoso e convidados. Durante a formatura das turmas, em seus agradecimentos, a educanda Teodora Rosa Soares relatou que: “participar do Projeto MOVA-Brasil me fez sentir gente, eu nunca tinha sido bem tratada como fui nesses nove meses; conheci pessoas novas, aprendi a ler e escrever, e meus colegas da turma agora é como se fosse minha família; eu nunca tinha viajado, dormido em hotel, e tive a oportunidade no MOVA-Brasil. E faço um pedido: que o Projeto não acabe que ele continue.”
Núcleo Portal do Sertão
Dentre vários momentos marcantes e de grande emoção, no Núcleo Portal do Sertão não foi diferente. Destaque para a apresentação do diário de bordo intitulado “Autoestima”, da educanda Elisabeth Pereira Lima, turma de São Bento, que registrou sua trajetória no MOVA-Brasil desde o início do Projeto, mostrando as etapas da sua participação e ressaltando os benefícios do Projeto em sua vida, além da aprendizagem da leitura e escrita com pequenos textos e lindos desenhos. Durante a apresentação, a educanda Elisabeth relatou que: “Vivia um momento muito difícil na minha vida, estava com depressão e não mais acreditava na vida – o MOVA-Brasil me ajudou a ler, escrever e me devolveu a razão de viver e hoje estou muito feliz, alegre e com vontade de continuar estudando, não vou parar até o ensino médio, e levo meu sonho que é um dia participar da prova do Enem.”
Núcleo Metropolitana de Salvador
No Núcleo Metropolitana de Salvador os educandos falaram sobre os benefícios que o Projeto trouxe, não só individualmente mais coletivamente para todos na comunidade que andava desacreditada e desmotivada.
“Acredito que a partir de agora coisas boas vão acontecer para nossa comunidade, esse projeto foi uma injeção de ânimo pra gente”. (Elisângela Santana de Jesus-turma Lobato)
“Eu só tenho a agradecer, a minha monitora e ao projeto MOVA-Brasil por me ensinar a ler e escrever e nos desenvolver em grupo. Obrigada MOVA-Brasil, vou sentir muita falta.” (Tânia da Conceição Ferreira-Turma AMACH)
Núcleo Recôncavo
Para finalizar, em Madre de Deus, Núcleo Recôncavo, cinco turmas realizaram, na Câmara Municipal de Vereadores, a formatura unificada com muita satisfação e alegria por parte dos(as) educandos(as) e convidados. Compareceram para prestigiar a formatura os vereadores locais: Tânia Pitangueira; Adenailton Tourinho; Anisvaldo Daltro; o presidente da casa legislativa Jailton Santana; o ex-vereador e ex-presidente da casa legislativa Dailton Filho; a coordenadora do Núcleo Recôncavo, Mariângela Garcia, e a coordenadora de polo Claudiane Batista. As demais turmas do núcleo realizaram com êxito as formaturas nas turmas.
Depois do recebimento dos portfólios e certificados os (as) educandos(as) se confraternizaram, com familiares, amigos, equipe de polo e convidados.