Recursos Humanos e gestão administrativo-financeira são pauta do 3ª dia de Formação Nacional em Salvador-BA

Discussão sobre RH (1)

Jacira Paiva durante discussão sobre Recursos Humanos.

O terceiro dia da Formação Nacional que está acontecendo em Salvador-BA foi aberto com a Formação Administrativa, sob a coordenação de Sandra Pereira, que atualizou o grupo sobre as orientações de gestão administrativo-financeira do Projeto. Através de um círculo de conversa o grupo exercitou o diálogo sobre a gestão compartilhada, de forma a fortalecer a apropriação da equipe sobre os procedimentos cotidianos de execução do trabalho. O grupo destacou a importância das reuniões semanais de equipe, lembrando que na gestão compartilhada fazer seu trabalho implica em conhecer o trabalho do outro.

Formação Administrativo Financeiro e RH (4)

Formação administrativo-financeira e de Recursos Humanos.

Jacira Paiva iniciou a parte da Formação relacionada aos Recursos Humanos com a exibição de vídeo sobre o sentido do mundo para um homem da aldeia Neguá, narrado por Eduardo Galeano:

“Somos um mar de fogueirinhas”.

Após a exibição do vídeo, Jacira compartilhou as orientações preparatórias para o encerramento da etapa que devem ser trabalhadas pelas equipes de polo em seus estados nas próximas Formações.

O gestor do Projeto MOVA-Brasil na Petrobras, Dilermando Tell, também dialogou com os participantes, compartilhando reflexões sobre a perspectiva da empresa em relação à área de Responsabilidade Social. Ele ressaltou a importância dos resultados e sentidos para as práticas que alimentam e renovam o trabalho do Projeto, articulando, mobilizando e fortalecendo as relações de parcerias em redes:

“A temática da Responsabilidade Social ainda é recente na empresa e é uma conquista dos movimentos sociais e comunidades. Nessa relação, a empresa também é reconhecida pelos seus investimentos e transformações para uma realidade socioambiental sustentável”.

Dilermando Tell (4)

O representante da Petrobras Dillermando Tell falou sobre Responsabilidade Social.

Durante a tarde foi desenvolvida uma oficina com os mediadores Luiz Marine e Mariana Galvão sobre as possibilidades de intervenção nas práticas de leitura, escrita e oralidade, com base na teoria de Vygotsky e Emília Ferreiro. Nela, foi apresentada a contribuição das teorias para o processo de aprendizagem dos educandos(as) a partir de suas hipóteses, sua importância para a consolidação de novos conhecimentos e a relevância da intervenção do(a) educador(a). Na sequência, foi trabalhada a importância da reflexão crítica sobre os gêneros textuais de circulação na grande mídia durante o processo de ensino-aprendizagem nas turmas de alfabetização.

Os grupos organizaram propostas de sequência didática que garantiram, além das questões da alfabetização (oralidade, escrita e leitura), contribuições como indicação de atividades, seleção de textos e procedimentos que contribuem com a formação crítica dos educandos, aproximando-os de suas realidades.

A Formação, que teve início no dia 27, terá seu encerramento no dia 30 de outubro.