Seminário Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida (ELV)

Estamos juntos, na perspectiva da Educação Popular!

FOTO6-

Sonia Couto (a do meio) participou pelo Instituto Paulo Freire.

No mês de setembro, no campus da Universidade Federal do Sul da Bahia – Porto Seguro (BA), foi realizado o Seminário Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida, com convidados especialistas, comunidade acadêmica da UFSB, representação dos Fóruns EJA e da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA).

O Seminário contou com a apresentação de 25 atividades/experiências de educação/formação desenvolvidas por ministérios, secretarias nacionais e estaduais, Institutos Federais, Universidades, Movimento Quilombola, OEI, Unesco, CUT, SESI, Movimento Nacional de Economia Solidária, RECID, UNE e ONGs. O objetivo foi o de socializar concepções e práticas que se poderiam considerar ELV, buscando subsídios para a construção participativa de uma política brasileira nessa área.

Na avaliação dos representantes dos fóruns e da CNAEJA, “foi muito positivo o Seminário, e demarcamos com firmeza nosso posicionamento. Compreendemos que é necessário agrupar a oferta das diversas ações implementadas pelo Governo Federal e pelos parceiros presentes, pois devem proporcionar à EJA uma oferta de ações de natureza intersetorial, coordenada pela SECADI. Seremos parceiros na construção de uma política de ELV, na perspectiva da Educação Popular, pois esta é nossa condição firmada em princípios para aderir. Compreendemos que a SECADI está buscando a articulação das ações de formação e que, segundo palavras do Secretário para estabelecer diálogo dentro do MEC precisa usar o conceito da Educação ao Longo da Vida. Estamos juntos, na perspectiva da Educação Popular!”.