Visita acadêmica da pesquisadora Joana Paraizo ao Polo Ceará

295.redimensionadoDe 8 a 14 de novembro, a pesquisadora portuguesa, Joana Paraizo, esteve em visita ao Polo Ceará, realizando entrevistas e visitando salas de aula como parte do projeto de dissertação para obtenção do mestrado. Durante sua estada, Joana pode realizar diversas entrevistas com educandas(os), educadoras(es) e também com coordenadoras(es) locais, equipe de polo e articuladoras(es).

290.redimensionadoEm sua visita aos núcleos Fortaleza, Caucaia e Maranguape, em diálogo com os entrevistados, pode perceber a extensão do impacto do Projeto MOVA-Brasil na vida das educandas e educandos, a mudança de hábitos individuais, o empoderamento adquirido e sua repercussão em intervenções de mobilização social.

 

308.redimensionadoJustificando o motivo de sua vivência, afirmou: “Esta experiência fez-me crescer, não só em termos acadêmicos, mas em termos pessoais. O fato de aprender com as pessoas que entrevistei não tem um valor mensurável, é algo que vai além do Ser! Foi uma experiência única que irei agradecer e irá fazer para sempre parte da minha pessoa. Foi algo que ultrapassou todas as expectativas em diversos sentidos. A verdade é que o Estado do Ceará tem uma energia fascinante e o trabalho realizado pelo MOVA-Brasil nessas comunidades é um peça fundamental no desenvolvimento das mesmas. O MOVA-Brasil é um projeto único e especial, muda de forma drástica a vida das pessoas, não só as que frequentam as aulas, como também os monitores, a comunidade onde está inserido integra, ou seja, vai além de um programa de alfabetização, é um programa de Desenvolvimento Social! E o diferencial do MOVA-Brasil em termos de parcerias é o que faz dele um Projeto que permite integrar diversas comunidades, que outrora seria impossível de alcançar. Tanto a FUP como a Petrobras têm uma importância extrema para a continuidade deste Projeto. Enquanto essas parcerias se mantiveram, o céu será o limite!”.

289.redimensionadoO perfil das(os) educandas(os), no que pese a variedade de gênero, ocupação e faixa etária, converge na falta de oportunidade de estudo, aspirações e ousadia. São essas perspectivas de transformação que tornam o Projeto e sua metodologia diferenciais na vida das(os) educandas(os) e das comunidades. Poder contribuir com esta pesquisa foi, para as(os) educandas(os) e para todas(os) do Polo Ceará, uma enorme satisfação.


2 Comentários

  1. elixir diz:

    I think this is among the most vital information for me. And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The site style is perfect, the articles is really nice : D. Good job, cheers

    • Juliana Avona diz:

      Thank you for visiting our site and for you comment.
      Agradecemos por sua visita ao nosso site e por seu comentário.

      Tradução do comentário:
      Acho que esta é a informação mais importante para mim. E estou contente de ler o seu artigo. Mas a observação se estende ao conteúdo em geral. O estilo do site é perfeito, os artigos são realmente muito bons! Belo trabalho, saúde!

Deixe o seu comentário!